Loader
ambiente

Brasil registra primeiras rochas formadas por plásticos

20 / 04 / 2023 Fique por Dentro

Recentemente, no ano de 2019, pesquisadores encontraram na Ilha de Trindade, uma ilha oceânica, localizada a 1140 km da costa do Espírito Santo rochas formadas por plásticos. Esse é um fenômeno muito novo e documentado pela primeira vez no Brasil e um dos primeiros do mundo, o primeiro caso documentado ocorreu em 2014 no Havaí.

O impacto do ser humano no planeta é um dos principais fatores que levam ao estresse ambiental, desequilíbrio de ecossistemas e afeta a vida de plantas e animais. Uma das formas mais conhecidas de agressão ao meio ambiente é o descarte incorreto de resíduos que acabam parando em rios, lagos e nos mares.

O plástico é um dos materiais sintéticos mais usados pela humanidade, com o grande uso vem junto um grande volume de descarte, de resíduos gerados que nem sempre recebem o tratamento correto. Por ano mais de 12 milhões de toneladas de plástico chegam nos oceanos, somente o Brasil lança mais 325 mil toneladas de plástico nos mares e a previsão é que até 2050 nos mares haja mais plástico do que peixes.

Há alguns anos tivemos uma discussão sobre o uso de canudos de plástico e o seu impacto sobre a vida marinha. Várias cidades e países no mundo proibiram o uso dos plásticos descartáveis e traçaram metas para banir esses materiais e resíduos. Mas agora nos deparamos com uma nova forma de deposição da poluição, os plásticos sendo depositados na formação das rochas. O processo de formação dessas rochas é rápido e ocorre em 3 etapas:

I – resíduos plásticos são depositados no ambiente marinho ou costeiro;

II – os plásticos são derretidos por fogo ou alguma fonte de calor;

III - o plástico interage com os sedimentos da praia formando cimento plástico e, consequentemente, essas rochas.

O plástico não foi incorporado às rochas e ao substrato, os microplásticos formaram novas rochas que nunca foram vistas antes e irão sofrer os mesmos processos geológicos e de erosão das rochas formadas naturalmente, seja por sedimentação ou por solidificação de magma vulcânico.

Os resíduos plásticos já foram encontrados em todos os cantos do planeta, do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo até mesmo no fundo da Fossa das Marianas, ponto mais profundo dos oceanos com 11km de profundidade. Ainda não sabemos qual o impacto ambiental do plástico na formação das rochas e como isso irá afetar a vida marinha, mas o que sabemos é que é um processo relativamente novo, no máximo 20 anos. O impacto do ser humano no meio ambiente está alterando até mesmo o ciclo geológico do planeta.

 

Referências:

https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2023/02/09/pesquisadores-descobrem-rochas-de-plastico-no-arquipelago-quase-inabitado-mais-distante-do-litoral-brasileiro.ghtml

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/estudo-encontra-rochas-compostas-de-plastico-na-ilha-da-trindade

https://ciencia.ufpr.br/portal/pesquisadores-encontram-rochas-formadas-por-plastico-na-ilha-da-trindade/

https://exame.com/pop/rochas-de-plastico-conheca-o-novo-tipo-de-formacao-geologica-descoberto-em-ilha-brasileira/

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!