Loader
ambiente

Captação de água da chuva: quantos litros podemos acumular ao longo de um mês?

18 / 08 / 2020 Curiosidades

A água é uma necessidade básica do ser humano, sendo considerado o elemento vital para qualquer forma de vida no planeta terra ou mesmo fora daqui.

Estima-se que menos de 3% de toda a água do mundo é doce e desse total, apenas 1% está disponível em locais de fácil acesso, como rios e lagos. Desta forma diversas alternativas surgem para utilizar de forma mais racional toda a água que temos disponível, uma das mais antigas e eficientes alternativas é a captação da água da chuva.

Em 2050, a escassez de água deve afetar cerca de dois terços da população do mundo, conforme dados da ONU. A mesma organização recomenda que cada pessoa tenha à disposição cerca de 110 litros de água por dia para satisfazer todas as suas necessidades de consumo, higiene, alimentação e limpeza. 

No Brasil, apesar do mal fornecimento de água à população, o consumo médio gira em torno de 154 litros por dia, ou seja, temos pouca água e ainda consumimos em excesso.

O uso de cisternas para armazenamento de água da chuva é uma prática muito comum em regiões semiáridas ou com chuvas irregulares, mas pode ser adotada em casas, apartamentos e condomínios, dada a sua praticidade e facilidade de operação.

O que é uma cisterna?

É um reservatório que faz a captação e armazenamento de água da chuva, sendo sua instalação de baixo custo e geralmente associada ao uso doméstico, tendo vários tamanhos, formas e pode ser instalada ao nível do solo ou enterrada.

A água da chuva que cai sobre os telhados é direcionado por um sistema de calhas e canos à cisterna por meio de gravidade. Antes da entrada de água aconselha-se a instalação de um filtro, que eliminará de forma mecânica sujeiras grosseiras, como galhos e folhas.

Por mais que seja proveniente da chuva, essa água não é considerada potável, pois pode conter sujeiras, detritos, partículas de poeira, fuligem e até sulfato, amônio e nitrato. Poder ser usada para lavagem de calcadas e carros, rega de jardins e hortas e até mesmo ser usada em descargas do vaso sanitário.

Quantos litros de água da chuva podem ser captados por mês em uma casa?

Dois fatores são predominantes para a estimativa de potencial de captação de água pluvial em uma residência: média pluviométrica e área de telhado.

1. Média pluviométrica: é a média de chuva de uma região, expressa em milímetros por metro quadrado, cada milímetro representa um litro de água que chove em uma área de 1m² e as médias frequentemente são tratadas por mês ou por ano.

A média pluviométrica anual de São Paulo é de 1.340 mm e de Porto Alegre chega na casa dos 1.397 mm, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Embora as chuvas sejam distribuídas de forma diferente nas duas cidades, ambos os valores estão acima dos 110 mm mensais médios (110 litros por metro quadrado). 

2. Área de telhado: é a medida em metros quadrados do telhado de um imóvel que pode receber a chuva diretamente. Conforme dados do IBGE, 85,6% dos brasileiros moram em casas e o tamanho médio das casas financiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida é de 70 m².

Portanto, em um imóvel médio de 70 m² e com precipitação mensal média de 110 mm, a capacidade de captação de água é de 7.700 litros de água em um mês e 92.400 litros em um ano. Isso garante um uso diário de até 253 litros de água de chuva, caso haja capacidade de armazenamento.

O uso de cisternas é uma das melhores formas de termos um estilo de vida sustentável, pois diminui nossa pressão sobre o uso de água potável, pode ser instalado em ambiente urbano e rural e ainda pode gerar economia da conta de água.

Que tal incluirmos este hábito em nossas vidas? Faça a sua parte e vamos juntos em busca da preservação e conservação do nosso planeta.


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!