Loader
ambiente

Você sabia que o consumo de cigarro também causa malefícios ao planeta?

10 / 09 / 2021 Curiosidades

O hábito de fumar sempre esteve associado à sociedade humana moderna, em diferentes proporções e contextos. Por muito tempo, o cigarro representou um estilo de vida sofisticado e, apenas na metade do século XX, pesquisas começaram a indicar os perigos à saúde que o hábito de fumar causa. Com o passar dos anos, a sociedade passou a compreender os malefícios que o tabagismo provoca, como a dependência, por exemplo. Hoje em dia, por mais que seus males à saúde já sejam conhecidos, ainda precisamos nos atentar aos prejuízos ambientais que o cigarro causa.

A cultura do tabaco causa impactos ambientais em todas as suas etapas, seja no plantio, na colheita, beneficiamento, consumo e descarte das bitucas. Sabemos que no mundo são comercializados 15 bilhões de cigarros por dia, o que é equivalente a 2 bitucas para cada habitante do planeta diariamente. Desse número, cerca de 66% de todas as bitucas são descartadas incorretamente nas ruas das cidades ou estradas.

Conheça as etapas da produção do cigarro e seus malefícios:

  • Plantio do tabaco – uma das fases mais críticas da cultura do tabaco. O cultivo também promove o desmatamento, já que para secar as folhas de tabaco é necessária a utilização de fornos a lenha. Calcula-se que 5% do desmatamento em países em desenvolvimento se dá pela indústria do tabaco, visto que para produzir 300 cigarros, uma árvore é queimada nos fornos. Soma-se a isso o grande uso de agrotóxicos para o controle de pragas na cultura do fumo, geralmente realizado em pequenas propriedades de agricultura familiar. A aplicação incorreta e a fácil dissipação através do vento aumentam o risco do uso incorreto dos produtos químicos, como também da contaminação de solo e de água.
  • Consumo do cigarro – nas mais de 6.700 substâncias liberadas na fumaça do cigarro, estão presentes alguns gases de efeito estufa, como o monóxido de carbono (CO) e o gás carbônico (CO2). Se comparada com a queima de combustíveis fósseis, a fumaça do cigarro representa perigo quase insignificante. Entretanto, mais de 90% da mesma é composta pelo maior vilão do aquecimento global, o gás carbônico.
  • Descarte de bitucas – diariamente, são consumidas 15 bilhões de bitucas no mundo, das quais pelo menos 10 milhões vão parar diretamente no chão, sem nenhum tratamento. Apesar de parecer inofensiva pelo tamanho, a bituca de cigarro é um grande problema ambiental, já que cada uma leva até 5 anos para se decompor completamente e, consigo, milhares de substâncias tóxicas que contaminam todo o ecossistema.

As bitucas são os tipos de resíduos mais encontrados em varrições urbanas, praias e bueiros, contribuindo para enchentes ao entupir dutos destinados para escoar águas da chuva.

De acordo com relatório da NBC News, a bituca de cigarro polui mais o oceano do que sacolas e canudos de plástico, seja em quantidade de cigarros descartados ou pelo perigo que animais correm ao ingerir de forma equivocada o cigarro pensando ser alguma presa. 

E por fim, não se pode esquecer dos perigos dos incêndios florestais provocados por bitucas de cigarros acesas. Atravessamos um dos maiores períodos de estresse hídrico do século, com falta de chuva, reservatórios baixos, matas e vegetação secando. Nesse contexto, qualquer fagulha é capaz de provocar incêndios florestais de grandes proporções. Estima-se que 1 em cada 4 incêndios florestais são causados pelo descarte de bitucas de cigarro ainda acesas.

 

Embora já existam programas para reciclagem de bitucas de cigarro, ainda são iniciativas sem grande alcance e com custos muito elevados. A melhor saída ainda é evitar o consumo do cigarro, para o bem de sua saúde e do meio ambiente ou descartar corretamente a bituca e o maço dos cigarros.

 

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/a-fumaca-dos-cigarros-influencia-o-efeito-estufa/#

https://www.dinamicambiental.com.br/blog/meio-ambiente/o-uso-e-cultivo-de-tabaco-afeta-o-meio-ambiente/

https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/os-maleficios-cigarro-e-os-danos-ao-meio-ambiente/

https://www.ecycle.com.br/bituca/

https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/conheca-processo-reciclagem-bitucas-cigarro/


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!