Loader
ambiente

Como evitar os erros mais comuns no tratamento de resíduos?

18 / 09 / 2019 A Eco Response

Todas as empresas ou atividades geram resíduos, dos mais simples como os de material de expediente do dia a dia, aos mais complexos. E quando falamos de resíduos muito específicos, é natural surgirem algumas dúvidas em relação ao tratamento e ao descarte indicados em cada caso. Para evitar os erros mais comuns nessa hora, é necessário muita pesquisa e informação, além do apoio de empresas especializadas em soluções ambientais para auxiliar nesse problema.

É por isso que no texto de hoje a Eco Response responde algumas das dúvidas mais comuns sobre o assunto, explicando quais os tipos de tratamentos existentes e como evitar alguns dos erros mais comuns na hora do descarte. Confira.

 

Tipos de tratamento de resíduos:

Primeiramente, é preciso saber que a escolha do melhor tratamento depende principalmente do tipo de substância presente em cada resíduo e/ou a escolha da empresa em adotar práticas mais sustentáveis (por vezes mais onerosas também) ou não. Entre as soluções mais comuns estão:

Incineração: utilizada para dar fim a resíduos que não podem ser reaproveitados. O objetivo do tratamento é evitar problemas ambientais futuros que esse descarte poderia causar em contato com o ambiente. Nele, o resíduo é exposto a uma alta temperatura e destruído a partir da incineração.

Coprocessamento: essa técnica também consiste em destruir o resíduo por meio da incineração. A diferença é que aqui os resíduos, após passarem pela queima, transformam-se em matéria-prima para produtos como cimento.

Trituração: essa terceira opção de tratamento é muito conhecida por ajudar na redução da granulometria do resíduo. Ou seja, diminuindo muito os gastos de transporte até sua destinação final.

Erros comuns na hora do descarte:

Para muitas empresas, o descarte de resíduos é um grande desafio. Afinal, para escolher a destinação correta e mais sustentável é preciso estudo, competência técnica e parceiros especializados para isso. E muitas vezes, na ânsia por resolver o problema, muitas empresas cometem sérios erros tornando-a irresponsável em relação ao meio ambiente.

Além disso, a empresa pode acabar respondendo por crime ambiental. Afinal, muitos resíduos são tóxicos, e seu descarte incorreto pode causar mudanças drásticas na composição do solo e da água afetados, muitas vezes de forma irreversível.

 

Ou seja: é preciso estar ciente das normas que envolvem o descarte e transporte de cada resíduo, além de obter as licenças, certificação e documentos necessários para fugir de qualquer penalidade, não apenas da empresa geradora do resíduo, mas também de toda a cadeia até o destino final correto (Comprovado em Manifesto de Resíduo).

 

A nossa dica é contratar empresas responsáveis (com todas as licenças de operação regulares) e que garantem a disposição final certificada, além de manter todos estes registros arquivados. Para finalizar, indicamos procurar recicladoras da sua cidade a fim de destinar até aquele papelão que poderia ir para o lixo comum, mas que pode ter um papel fundamental na geração de empregos e a oportunidade de reduzir a quantidade de lixo destinada a aterros comuns.

 

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui e cadastre-se para receber conteúdos sobre absorção e contenção de vazamentos, descarte correto de resíduos líquidos e curiosidades ambientais!


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!