Loader
ambiente

Como sua empresa pode se beneficiar dos passivos ambientais

16 / 08 / 2019 Soluções

Em uma sociedade cada vez mais envolvida pela pauta do consumo coerente e sustentável, as empresas precisam estar atentas e se engajarem nesse movimento em busca de uma atuação ética e parceira do meio ambiente, realizando os investimentos ao seu alcance para contornar ou evitar qualquer prática prejudicial para o planeta. Já falamos aqui no blog sobre os passivos ambientais, o que eles são e como podem fazer parte da sua empresa. Hoje, vamos explorar um pouco mais o assunto e mostrar como ir além do compromisso e quais os benefícios dos passivos ambientais para a sua empresa.

Uma vez que passivos ambientais consistem em atos irregulares ou consequências que se pratica ou se praticou contra o meio ambiente, existem formas de contornar essas ações ou até mesmo preveni-las. Ou seja, é possível encontrar soluções personalizadas para a evitar passivos ambientais para a empresa, gerando mais do que responsabilidade e sustentabilidade, mas também economia. A seguir, a gente explica como.
Por que buscar soluções ambientais para a sua empresa?

De acordo com pesquisa realizada pela OpinionBox, 54% dos consumidores atualmente dão preferência para marcas e empresas conhecidas por se preocuparem e serem parceiras do meio ambiente, enquanto apenas 12% afirmam que raramente ou nunca se preocupam com esse fator. 

Ou seja: as pessoas estão cada vez mais críticas quando o assunto é a preservação do planeta, e isso envolve também possíveis clientes. Por isso, a atuação das empresas deve estar atenta, tanto a postura em relação ao meio ambiente quanto às legislações necessárias para evitar qualquer dano.

Para isso, a solução pode vir a partir da contratação de uma consultoria ambiental ou até mesmo no uso de produtos e soluções ambientais que auxiliem na gestão desses resíduos. 

A partir de produtos específicos que auxiliem na absorção de vazamentos, na contenção para evitar contaminação no solo e rios e na solidificação dos passivos, por exemplo, é possível diminuir o volume dos materiais descartados e economizar no custo do transporte e descarte. Também é necessário cuidar para que seja realizado o descarte correto para que não gere nenhum tipo de infração e cause prejuízo à sua empresa e ao meio ambiente.

Como evitar os passivos ambientais

Quase sempre, quando falamos de passivo ambiental, é de forma a reverter ou corrigir algum ato incorreto ou quebra na legislação. Mas também é possível evitar que esses passivos se tornem um problema, encontrando sempre a melhor alternativa para a empresa reduzir o seu volume com estratégias eficientes.

Partindo da ideia de que prevenir é sempre a melhor solução, adotar atitudes ecologicamente responsáveis em toda a cadeia produtiva e reduzir os custos financeiros da empresa torna sua marca não apenas mais assertiva quando o assunto é economia, mas também gera a imagem de uma empresa séria, responsável e parceira do meio ambiente. Ou seja: cultura ambiental institucionalizada e mais credibilidade perante o mercado. 

Para chegar a esse patamar e evitar os passivos ambientais, é preciso que algumas medidas sejam tomadas e incorporadas na cultura da empresa, como a aquisição de máquinas menos poluentes, a criação de projetos voltados para a preservação ambiental, o controle dos impactos ambientais gerados pelas ações da empresa e uma lista de produtos que podem ser utilizados para conter ou transportar esses resíduos com segurança, responsabilidade e economia.

Além de evitar a presença desses passivos ambientais na sua empresa, você também pode buscar soluções que resolvam especificamente as demandas da sua empresa. A Eco Response oferece produtos que possuem a maior eficiência em absorção e solidificação do mercado.  Além de economizar você pode estar em dia com o meio ambiente. Clique aqui e saiba mais!


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!