Loader
ambiente

Como descartar latas de tinta?

27 / 07 / 2020 Curiosidades

Terminada a empolgação da reforma, da construção ou mesmo da pintura de um novo ambiente em nossa casa, começamos a olhar como organizar o ambiente. Um dos pontos que mais gera dúvida é como descartar de forma correta a tinta que sobrou e não será mais usada ou mesmo a sua lata.

Temos que levar em consideração que existem diferentes tipologias de tintas e cada uma delas merece um tratamento adequado e até mesmo as latas não podem ser descartadas de qualquer forma.

Tintas à base de água

Para tintas à base de água, você pode fazer a lavagem das ferramentas com água e sabão em grande quantidade. Caso haja tratamento de esgoto na sua região, descarte o volume de efluentes junto a ralos ou pias. Nunca descarte diretamente as tintas em bocas de lobo, diretamente no solo ou em córregos d’água.

Tintas à base de solvente

Caso a tinta seja à base de solvente, ela deve ser solidificada antes do seu descarte. Se a quantidade for pequena, deixar a lata aberta no sol já é suficiente para solidificar o líquido. Caso seja uma grande quantidade, é necessário utilizar algum material para agilizar o processo, areia ou serragem é uma boa alternativa.

Após a tinta estar seca ou solidificada, remova o excesso de material, enrole em um jornal e descarte junto aos rejeitos. Esse material será enviado para aterro sanitário e garante que o resíduo não causará danos ambientais.

Caso essa tinta seja despejada junto ao sistema de esgoto, pode causar entupimentos, alterar completamente os parâmetros físico-químicos do efluente, além de impacto na biota aquática do corpo receptor deste efluente.

Cuidado com as latas, elas merecem atenção especial

As latas depois de esvaziadas, conforme explicamos anteriormente, também precisam de um cuidado com o seu descarte.

A política nacional de resíduos sólidos, Lei Federal 12.305/2010 instituiu a Logística Reversa como uma das ferramentas para a gestão das embalagens, nas quais as embalagens vazias podem ser devolvidas nos pontos de venda, o que nem sempre é efetivo.

De olho neste seguimento, a resolução CONAMA 469/2015 passa a alterar a legislação sobre resíduos de construção civil (RCC) e considera latas de tinta vazias como resíduos recicláveis, desde que sem resíduos líquidos.

Esvazie completamente a lata de tinta e faça furos na lata para que haja o escoamento de água da embalagem, após isso encaminhe as latas vazias para coleta seletiva do seu município.

Procure conhecer o sistema de coleta de resíduos de sua cidade. De forma muito comum, há pontos de entrega voluntária para resíduos recicláveis ou pequenos volumes de resíduos de construção civil. Desta forma garantimos a reciclagem dos materiais e evitamos a contaminação de solo, lençóis freáticos e corpos d’água.

Gostou deste texto? Compartilhe com a sua rede de contatos e vamos juntos construir uma nova consciência ambiental a partir de boas práticas e exemplos.


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!