Loader
ambiente

Como desprezar luvas e máscaras descartáveis em casa em tempos de Coronavírus?

07 / 05 / 2020 Fique por Dentro

Máscaras e luvas tornaram-se itens indispensáveis para a nossa proteção, seja em casa ou no trabalho. Muitas prefeituras já estão tornando o uso desses Equipamentos de Proteção Individual obrigatórios em comércios, indústrias e demais ambientes de uso comum, mas o descarte correto desses materiais ainda gera muitas dúvidas e o ato equivocado pode causar contaminação ao meio ambiente.

Há poucas semanas atrás, quando a epidemia por Coronavírus chegava ao Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde foi que as luvas e máscaras descartáveis fossem direcionadas aos profissionais de saúde e também possíveis casos suspeitos de COVID-19, posteriormente, o uso foi estimulado pela população em geral como forma de prevenção coletiva ao vírus.

A eficiência dos EPIs, junto com a higienização de mãos com água e sabão ou álcool, passa dos 99%, de acordo com dados da Universidade de São Paulo, mesmo as máscaras caseiras e laváveis retém mais de 95% dos vírus e partículas.

Em hospitais e outros estabelecimentos de saúde, máscaras descartáveis e luvas devem ser descartadas como resíduos biológicos e posteriormente encaminhadas para incineração, conforme normas da ANVISA.

Mas em casa, consigo descartar corretamente máscaras e luvas?

O descarte desse material para incineração possui altos custos e é exclusivo para hospitais, mas em casa podemos fazer a destinação correta desse material sim, sem que coloque em risco a saúde de outras pessoas e também para evitar a contaminação do meio ambiente. Seguem as nossas dicas:

  1.  Descarte junto aos rejeitos – aqueles materiais que não possuem reciclagem são classificados como rejeitos (lixo de banheiro, restos de varrições e demais sujeiras). Você pode separar as suas máscaras e luvas e acondicionar junto aos rejeitos, esses materiais são encaminhados diretamente para aterros sanitários.
  2. Use um saco de lixo vermelho – uma alternativa encontrada por algumas prefeituras é estimular o descarte desses resíduos em um saco de lixo vermelho, assim sinalizando que o material não deve ser aberto.

O uso das máscaras ainda vai nos acompanhar por tempo indeterminado, sendo assim, temos que realizar o descarte correto desses materiais para evitar a contaminação do meio ambiente após o seu uso.

Lembrando sempre que, tão importante quanto se proteger é cuidar das pessoas que estão à nossa volta. Façamos a nossa parte para juntos enfrentarmos este novo desafio. 

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de novos conteúdos. 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!