Loader
ambiente

14 de Agosto: Dia do Combate à Poluição Industrial

14 / 08 / 2020 A Eco Response

No dia 14 de agosto é marcado o Dia Mundial de Combate à Poluição e Dia Nacional de Combate à Poluição Industrial. A data serve como momento de reflexão para todos os impactos relativos à poluição ambiental que são causados ao meio ambiente.

A data é motivada pelo Decreto-Lei nº 1.413, de 1975, tida como o primeiro instrumento regulatório voltado ao controle ambiental do setor, principalmente em razão da contaminação do ar provenientes pelas indústrias do Estado de São Paulo.

O que é poluição?

Conforme definição do dicionário online Michaelis, poluição é o ato ou efeito de poluir, através da introdução de qualquer poluente.

Entretanto, do ponto de vista do meio ambiente a definição é mais ampla e abrange uma conceituação mais próxima ao que estamos acostumados. Poluição pode ser definida como a introdução de substâncias ou energia no meio ambiente, causando desequilíbrio ambiental. Pode ocorrer de forma natural (como o lançamento de material na atmosfera por um vulcão) ou por ação do homem e trazer danos a animais, plantas e à população em geral.

Qual a diferença de poluição e contaminação?

Comumente usados como sinônimos, poluição e contaminação possuem significados distintos. Como visto anteriormente, poluição é qualquer alteração ambiental com efeito negativo a partir da introdução de uma substância no meio. Define uma situação ampla e/ou genérica.

Já a contaminação ambiental é a presença de uma substância ou material em um local onde ela não deveria ocorrer, é um termo mais restrito e localizado. A presença de chumbo ou metais pesados em um rio após o vazamento de efluentes industriais é um exemplo de contaminação.

Qual o principal tipo de poluição industrial?

Para o Ministério do Meio Ambiente, a maior fonte de poluição da indústria e das atividades humanas no Brasil é o lançamento de poluentes no ar, a poluição atmosférica. Isso é demonstrado por um programa nacional dos anos 1980.

Devido ao crescente aumento da indústria nacional, assim como a frota de veículos em áreas metropolitanas do Brasil, foi criado, pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar – PRONAR, com o foco na principal poluição industrial e urbana no Brasil.

O programa estabelecido há mais de 30 anos em nosso país tem como foco limitar os níveis de emissão de poluentes por fontes de poluição atmosférica, promover a melhora da qualidade do ar e atendimento de padrões estabelecidos.

Quais os meios para combater a poluição industrial?

A forma mais eficaz de combater a poluição industrial é através da Política Nacional do Meio Ambiente, criada por lei em 1981. A qual estabelece a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida.

Através da Política Nacional de Meio Ambiente que foi instituído o licenciamento ambiental de atividades potencialmente poluidoras, como uma forma de aliar o desenvolvimento das atividades econômicas sem a contaminação da natureza.

Em nosso blog, falamos sobre a poluição atmosférica em outros artigos. Confira também:

Poluição atmosférica e a saúde humana.

https://www.ecoresponse.com.br/blog//noticia-interna/poluicao-atmosferica-e-a-saude-humana-155

A poluição atmosférica está diminuindo durante o isolamento social?

https://www.ecoresponse.com.br/blog//noticia-interna/poluicao-atmosferica-durante-o-isolamento-social-168

Conseguiremos manter os índices de emissões de gases após o fim da pandemia de Covid-19?

https://www.ecoresponse.com.br/blog//noticia-interna/emissao-gases-pandemia-178

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe essas informações e continue acompanhando para ficar por dentro das atualizações ambientais.


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!