Loader
ambiente

Dia Mundial da Água

22 / 03 / 2021 Fique por Dentro

Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março.  

Já se vão quase 30 anos desde o dia 22 de março de 1993, quando foi estabelecida a data como um marco mundial para conscientização sobre o uso e a importância da água. A data foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) como meio de referência para o debate sobre a importância e uso racional desse recurso tão essencial e não renovável: a água.  

Entretanto, depois de 28 anos dessa memorável marca, não temos muito o que comemorar, pois segundo dados da própria ONU, mais de 2,1 bilhões de pessoas vivem em situação de escassez de água por pelo menos de um mês ao ano ou não possuem acesso à água potável nas suas casas, o que corresponde a 27% da população mundial.  

Ao mesmo tempo que falamos de deficiência no acesso universal à água, também precisamos falar sobre o enorme desperdício que temos. Por mais escasso que esse recurso seja, ainda erramos muito no seu tratamento, uso, distribuição e perdas. Não há estimativas confiáveis sobre o desperdício mundial de água tratada, mas no Brasil esse número é assustador — cerca de 40% de toda a água que é tratada é perdida, desperdiçada na sua distribuição. Se extrapolarmos essa média para a Terra, poderíamos atender toda a demanda de água potável da humanidade apenas com vazamentos evitados.  

Mas afinal, para onde vai toda a água que usamos?  

O uso da água frente às mudanças climáticas foi o tema da ONU para o dia mundial da água no ano passado, ou seja, a disponibilidade que já é baixa, vai ficar ainda mais restrita frente às mudanças climáticas que estamos enfrentando e passaremos nas próximas décadas.  

Segundo um estudo realizado pela Universidade de São Paulo, de toda água que o Brasil gasta, o consumo pode ser dividido da seguinte forma:  

   

  1. 65 a 70% é usado na agricultura  
  2. 24% é direcionado para a indústria 
  3. E 8 a 10% são consumidos nas residências  

Isso não significa que não precisamos nos preocupar com o desperdício de água em nossas casas, pois além do gasto do recurso natural, estamos esbanjando energia elétrica, emissões atmosféricas e dinheiro.   

   

Aprenda a calcular sua pegada hídrica  

Ao contrário do que imaginamos, o consumo de água em nosso dia a dia não se limita apenas ao tempo no banho, à lavagem do carro, ao número de vezes que escovamos os dentes ou damos a descarga. Cada um de nossos hábitos carrega um histórico de consumo de água, que chamamos de pegada hídrica, que é todo o consumo de água direta e indireta de nosso estilo de vida.  

Assim como temos calculadoras para emissões de gases de efeito estufa ou de geração de resíduos, também podemos somar toda a nossa demanda de água por dia. A ferramenta mais conhecida é a desenvolvida pela  Water Footprint Network, uma organização internacional responsável pela criação da calculadora que mede a pegada hídrica.  

Clique aqui e tenha acesso à calculadora para saber qual a sua pegada hídrica e identifique quais os hábitos merecem mais atenção quanto ao uso de água. 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!