Loader
ambiente

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

16 / 03 / 2021 Fique por Dentro

No dia 16 de março é celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. A data chama a atenção da população para essa questão, como também para a necessidade de ações que reduzam o impacto dessas mudanças sobre a Terra.

Mudanças climáticas, pandemia e saúde: para onde vamos?

A crise climática causa a aceleração do fenômeno que agrava a escassez da água, derrete geleiras, torna mais severos o calor, o frio e as tempestades e que vem causando a perda irreparável da biodiversidade. Aos colapsos ambientais, somou-se a pandemia do novo coronavírus. Com surpreendentes ondas letais, a Covid-19 mudou profundamente nossas rotinas e estabeleceu novos hábitos sociais e higiênicos, criando um marco histórico na longa jornada da humanidade. E todos somos testemunhas dessa era incomum.

A interferência humana nos habitats naturais expõe o ser humano a novas doenças; 75% das doenças emergentes são transmitidas de animais para humanos. O surgimento de zoonoses está frequentemente associado a mudanças ambientais, consequência das atividades humanas, da modificação do uso da terra e das alterações climáticas.

Entretanto, no ano passado, o planeta ensaiou um breve respiro; durante os meses críticos da pandemia, em 2020, a redução mundial dos gases de efeito estufa situou-se entre 2% e 8% devido à queda acentuada de seu uso nos meios de transporte. Na contramão, as emissões brasileiras aumentaram entre 5% e 10% em relação a 2019. A razão? As queimadas por aqui não deram trégua.

Como podemos fazer nossa parte mesmo em época de isolamento social?

  1.  Evitar a utilização do plástico descartável na nossa rotina, usando sacolas de pano para as compras, talheres de metal ou copos de vidro.
  2. Tenha sua horta em casa! Além de ser uma terapia, ainda mais em tempos que ficamos ainda mais em casa, ter uma horta garante alimentos livres de agrotóxicos e reduz o consumo de embalagens e geração de resíduos.
  3. Reaproveite sua água! A falta dessa não precisa ser pauta para nos conscientizarmos sobre a importância desse recurso, e você pode reaproveitá-la de diversas formas: para a limpeza do carro, do quintal, da garagem, para a descarga, pra regar as plantas.
  4. O carro está parado na garagem? Faça uma revisão e verifique nível de água, óleo e faça a calibragem de pneus. Manutenção básica melhora o consumo do seu veículo;
  5. Vai sair de casa? Pense no melhor trajeto a fazer. Nem sempre o melhor caminho é o mais curto. Um caminho com trânsito livre pode ser mais rápido e econômico, mesmo que mais longo.

https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/ambiente-e-sociedade/mudancas-climaticas-pandemia-e-saude-para-onde-vamos

https://www.istoedinheiro.com.br/a-interferencia-humana-na-biodiversidade-na-origem-das-pandemias/

https://www.menos1lixo.com.br/destaques/dicas-praticas


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!