Loader
ambiente

Dia da Limpeza Urbana: o que acontece com os resíduos domésticos depois de coletados?

27 / 08 / 2020 Curiosidades

A preocupação com os resíduos sólidos acompanha a sociedade há décadas, já passamos o tempo em que podíamos consumir sem nos preocuparmos com a origem da matéria-prima, se era renovável ou mesmo o destino do material após o seu uso.

Dia 27 de agosto é celebrado o dia da limpeza urbana, mas como isso pode impactar a nossa vida? Afinal, todo o resíduo que produzimos é coletado por um caminhão em frente à nossa casa e depois vai para onde?

O resíduo e a coleta seletiva

Lixo é um termo genérico para definição de qualquer rejeito ou resíduo sem serventia. A definição correta é resíduo, que é tratado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) como qualquer material resultante de atividades humanas de forma sólida ou semissólida e que possa ser reaproveitado, reutilizado ou reciclado, não podendo ser descartados sem prévio tratamento.

A coleta seletiva é a coleta diferenciada dos resíduos, separados previamente pelo gerador por tipologias ou características. A Política Nacional dos Resíduos Sólidos traz a obrigatoriedade dos municípios instituírem a coleta seletiva, com a coleta separação mínima de resíduos recicláveis secos (metais, papeis, plásticos e metais) e rejeitos, aqueles resíduos que não podem ser reciclados, compostos principalmente por resíduos de banheiros e outros resíduos de limpeza. Uma vez que os resíduos são misturados, o seu reaproveitamento diminui significativamente.

Qual a destinação dos resíduos após a coleta?

Poucas pessoas se questionam qual o destino dos seus resíduos após serem coletados pelos serviços de limpeza urbana. Dados da Abrelpe, referentes ao ano de 2018, mostram que no Brasil foram gerados 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, dos quais: 

  1. 92% foram coletados pelos municípios;
  2. 6,3 milhões de toneladas de resíduos não foram recolhidas junto aos locais de geração;
  3. 59,5% de todo o resíduo coletado foi enviado para a destinação correta: aterro sanitário;
  4. 3.001 municípios do Brasil não destinam corretamente os seus resíduos;
  5. 9,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos foram encaminhados para locais inadequados como lixões ou valas a céu aberto;
  6. Cada brasileiro gera em média 380 kg de resíduos ao ano, o que representa um custo anual de R$ 121,80 por habitante para a coleta e destinação;
  7. Somente 3% dos resíduos gerados são reciclados.

Apesar da proibição dos lixões em nosso país após 2014, essa ainda é uma realidade para mais de 3 mil municípios em nosso país. A coleta dos resíduos já abrange mais de 73% dos municípios, mas o nosso índice de reciclagem poderia ser muito melhor.

A melhor forma para contribuirmos com a melhoria desses números é fazer a separação dos resíduos recicláveis e não recicláveis em nossas casas e locais de trabalho.

Compartilhe esse conteúdo para ajudar a promover práticas mais sustentáveis. 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!