Loader
ambiente

Dia Mundial da Reciclagem – 17 de maio

17 / 05 / 2021 Curiosidades

No dia 17 de maio, comemoramos o dia mundial da reciclagem. O dia foi instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) e busca estimular a reflexão sobre o descarte correto dos resíduos e sobre o seu impacto em nosso cotidiano. 

Mas, afinal, precisamos de um dia mundial sobre reciclagem? 

Sim, precisamos, principalmente no Brasil. Abaixo alguns dos dados que demostram como esse tema ainda precisa ser muito debatido em nosso dia a dia, seja nas escolas, faculdades e em nossos trabalhos: 

  • Produzimos cerca de 55 trilhões de quilos de resíduos por ano; 
  • Cada brasileiro gera 1,15kg de lixo por dia; 
  • Somos o quarto maior produtor mundial de resíduos; 
  • Somente 1,28% do que é gerado definitivamente é reciclado, uma das menores taxas do planeta. 

Esses dados foram extraídos de pesquisa do Fundo Mundial para a Natureza e foi realizada com dados de 2018/2019, antes da pandemia, atualmente os dados devem ser ainda piores, visto que, com o distanciamento social, aumento de entregas em nossas casas e maior descarte de resíduos a eficiência de nosso sistema de gerenciamento de resíduos tende a diminuir 

E qual seria a saída para melhorarmos esses números? 

  • Coleta seletiva – essa é a primeira ferramenta que o poder público municipal deve adotar para que os resíduos não sejam encaminhados diretamente para aterros sanitários. E assim, fazer com que todos os resíduos entrem novamente no ciclo de reutilizaçãofacilitando o seu tratamento e diminuindo os impactos causados ao meio ambiente.  
  • Educação ambiental – dentre os principais motivos para baixos índices de reciclagem em nossos municípios e países é a mistura de resíduos recicláveis com não recicláveis e rejeitos, uma vez misturados, resíduos secos e molhados dificilmente serão separados e reaproveitados. 
  • Universalizar serviços e eficiência de reciclagem – hoje, apenas 17% da população do país é atendida com coleta seletiva, devemos ter metas de atendimento para esse serviço básico, assim como temos para tratamento de esgoto e fornecimento de água. Mais de 30% dos resíduos podem ser reciclados, mais de 14 bilhões de reais são desperdiçados anualmente por não aproveitar os resíduos básicos que poderiam ter uma nova utilidade. 

Por fim, como posso melhorar esses índices com atitudes simples? 

  • Separe seus resíduos recicláveis e não recicláveis; 
  • Prefira embalagens retornáveis; 
  • Se possível tenha uma composteira em casa; 
  • Ao ir no mercado, tenha ecobags e não use sacolinhas plásticas; 
  • Quando pedir comida em aplicativos, peça sem talheres, use os seus próprios; 
  • Faça uma lista antes de ir as compras e evite compras desnecessárias.

Contribuir com a reciclagem e a manutenção do meio ambiente é de extrema importância. É necessário que cada indivíduo tenha responsabilidade por seus resíduos e os destine de maneira correta, além de optar por escolhas mais sustentáveis na rotina para diminuir impactos negativos ao nosso planeta.

 

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/08/04/brasil-deixa-de-ganhar-r-14-bilhoes-com-reciclagem-de-lixo

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2020/02/por-que-o-brasil-ainda-recicla-tao-pouco-e-produz-tanto-lixo.html

https://www.ecycle.com.br/7256-dia-internacional-da-reciclagem-17-de-maio


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!