Práticas de economia circular podem ser vantagem competitiva para fidelizar os clientes
27 / 01 / 2022 Fique por DentroPense nos seus hábitos de compra; Como eles mudaram nos últimos dois anos de pandemia, de trabalho remoto, de soluções digitais e entregas em casa. Como as empresas se adaptaram para esse novo cenário de demanda e de economia. Será que aquelas que apostaram na economia circular agora possuem vantagens competitivas?
Dados do relatório “Como as organizações podem empoderar os consumidores e fazer a transição para uma economia circular”, mostram que o consumidor mundial vem preferindo empresas que se preocupam com o meio ambiente, tornando-se um fator decisivo para a compra e o valor pago por um produto ou serviço. Por exemplo:
- 70% dos consumidores estão abertos a consumidor menos, desde que os produtos comprados sejam mais duradouros e de melhor qualidade;
- 72% dizem preferir produtos que sejam passíveis de manutenção e que possam durar mais que os seus concorrentes que não podem ser consertados.
As porcentagens demonstram a preocupação dos consumidores no seu padrão de compras. Ao mesmo tempo que a inflação atinge os produtos, os compradores exigem compras racionais, mais duradouras, com embalagens e/ou materiais de fabricação reciclados e que cada negócio se esforce para oferecer logística reversa de seus produtos. Para as empresas, desenvolver produtos e/ou serviços com concepção de sustentabilidade no seu projeto se torna um desafio.
Entretanto, esses requisitos não se encaixam em 100% das empresas, conforme relatório da Capgemini. Alguns fatos podem ser observados sobre o comportamento do consumidor e das indústrias:
- Metade dos consumidores acha que as empresas não possuem políticas suficientes para reciclar os resíduos das suas embalagens e produtos;
- 67% deles espera que as empresas sejam mais pró-ativas no quesito sustentabilidade e não estimulem o consumo desenfreado;
- 44% dos consumidores disseram ter aumentado o consumo de alimentos que se preocupam em reciclar seus resíduos;
- 60% dos consumidores admitem não haver informações suficientes nas embalagens dos produtos para afirmar o compromisso com sustentabilidade;
- Mais da metade dos entrevistados afirma que o valor para consertar um produto é quase tão alto que comprar um similar novo.
A economia circular é o principal elemento para o crescimento sustentável, as empresas precisarão se adaptar ao padrão de consumo e às exigências dos consumidores, que estão abertos a comprar produtos mais duradouros, que sejam aptos à reciclagem, mas que o custo disso tudo seja justo.
https://www.capgemini.com/research-institute/
https://www.capgemini.com/research/circular-economy/