Loader
ambiente

Você sabe o que é economia circular e como ela pode ser fundamental no cenário pós-pandemia?

16 / 02 / 2021 Curiosidades

Você já reparou em como a natureza descarta suas sobras? Como são jogados fora aqueles materiais e minerais, aquelas plantas, e a água que já não têm mais utilidade? 

Certamente você nunca viu isso, pois no meio ambiente não existe sobra, não temos lata de lixo de recursos. Tudo pode ser reaproveitado; vai servir de alimento para um novo organismo, se decompor e se transformar em um novo mineral ou um novo organismo. Por si só a natureza já usa o conceito de economia circular, no qual nada se desperdiça e tudo é restaurado, regenerado. 

Crescemos e ainda vivemos em uma sociedade baseada no conceito linear de produção e consumo: 

  • Matérias-primas são beneficiadas e transformadas em insumos;
  • Produtos são concebidos e projetados para um uso limitado, para que seja substituído com brevidade; 
  • Indústrias processam os insumos e fabricam produtos que são vendidos; 
  • Compramos roupas, sapatos, carros, telefones e outros; 
  • Após pouco uso são descartados e enviados para disposição final. 

Como podemos perceber, esse é um conceito reto, linear, no qual se pensa em apenas um uso, uma fabricação e após o fim da sua vida útil descartamos e não pensamos no que acontece com o pós-uso. Mas esse modelo é insustentável. Por quanto tempo ainda teremos matérias primas para continuar explorando? Por quanto tempo ainda teremos água para produzir e irrigar nossas lavouras? Quanto de resíduos encaminhamos para descarte sem aproveitamento? 

Conforme dados da ONU, anualmente, cerca de 82 bilhões de toneladas de matéria-prima são inseridas no sistema produtivo mundial. Somente o Brasil produz cerca de 541 mil toneladas por dia e menos de 3% disso é, de fato, reciclado. 

Lembra-se daquele conceito que aprendemos na escola, os 3 “Rs” – reduzir, reciclar e reaproveitar? Por si, são insuficientes. E, portanto, precisamos introduzir mais dois: restaurar e regenerar. No projeto de produtos já se deve pensar em como se desmontar uma peça, como o resíduo irá ser reciclado, que tipo de material irá causar menos impacto ambiental, como aumentar o tempo de vida. Pensar no pós vida de produtos que utilizamos e consumimos é demonstrar responsabilidade com nosso planeta. 

A economia circular será fundamental no cenário pós-covid 

No dia primeiro de fevereiro, países da América Latina, juntamente com o Caribe, se reuniram para debater a economia circular como ferramenta de recuperação econômica no cenário de pós-pandemia, sendo apontada como uma ferramenta primordial parra o combate de crise climática, perda de biodiversidade e poluição. 

Eliminar o desperdício e a poluição, mudar a concepção de produtos, ressignificar o consumo e a mentalidade dos consumidores são os pilares dessa economia circular. Precisamos desvincular o crescimento econômico da degradação ambiental, perda de biodiversidade e emissão de carbono. Caminhamos para uma mudança de paradigma, uma economia de baixo carbono, circular e com preservação da biodiversidade. 

 

https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/mara-gama/2021/02/11/recuperacao-economica-pos-covid-tera-ajuda-da-economia-circular-na-al.htm

https://blog.eureciclo.com.br/economia-circular-mundo-lixo-nao-existe/

https://www.ecycle.com.br/2853-economia-circular.html 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!