Loader
ambiente

Entenda a importância de administrar os passivos ambientais

26 / 07 / 2019 A Eco Response

Em um mundo em que avanços tecnológicos ocorrem a cada instante e o desenvolvimento virou regra, pensar em práticas cada vez mais sustentáveis em relação ao meio ambiente é o mínimo a se fazer quando falamos em responsabilidade ambiental. Afinal, todo o crescimento traz consequências, seja para a natureza ou para a sociedade, e deve ser pensado da forma mais amigável possível, evitando a poluição e o descarte irresponsável de resíduos e rejeitos poluentes, bem como sabendo o que fazer com os passivos ambientais gerados em meio a isso.

Mas o que são passivos ambientais? Basicamente, consistem em toda a agressão que se praticou ou ainda se pratica contra o meio ambiente, e os investimentos necessários para contorná-las ou mesmo preveni-las. De forma simples: quando falamos em passivo ambiental estamos falando sobre os resíduos que indústrias e empresas produzem por meio da sua atuação, ou seja, todo o lixo produzido, podendo ser químico ou não.

Nesse texto, nosso objetivo é explicar a diferença entre passivo e ativo ambiental, falar sobre a responsabilidade que as empresas têm na administração desses passivos e quais medidas podem ser tomadas para evitá-los. Confira a seguir.

Passivo x ativo

A diferença entre ativo e passivo ambiental é simples: enquanto um diz respeito aos bens de uma empresa, como máquinas, insumos, matéria-prima e peças que foram adquiridos para minimizar os impactos ambientais a partir da sua ação, os passivos são as obrigações ambientais assumidas por uma empresa, sejam elas obrigatórias ou não, e que tem o objetivo de proteger, recuperar ou preservar o meio ambiente.

Quando falamos em ativos ambientais, também incluem-se obrigações empresariais que proporcionam benefícios, mesmo que indiretos, à natureza. Pode-se pensar, nesse sentido, na utilização de recursos de forma responsável, adquirindo produtos e máquinas de qualidade e que auxiliem de alguma forma na preservação do meio ambiente. Desde o material utilizado em cada processo até a forma de descarte de resíduos, tudo é uma forma de a empresa assumir a responsabilidade ambiental.

Assim, a principal diferença entre ativo e passivo ambiental é que, enquanto no primeiro caso tem-se tudo aquilo necessário para controlar os impactos ambientais, no segundo o objetivo é fazer uma ação voltada para a recuperação de qualquer tipo de dano causado durante a operação da empresa.

Papel das empresas na administração dos passivos ambientais

Depois de entender o que é um passivo ambiental, também é importante falar sobre o papel das empresas na administração desses passivos. Ou seja, qual a responsabilidade dos gestores e da própria marca em tornar o seu produto mais sustentável e estar sempre atento aos seus métodos de produção, desde a concepção até o descarte?

Para isso, o primeiro passo é identificar se existe algum tipo de degradação ambiental realizada pela empresa. Depois do diagnóstico, é preciso avaliar a situação economicamente, descobrindo formas de conter o problema gerando o mínimo de gastos para a empresa e realizando a contabilidade dos passivos ambientais de forma correta e transparente.

Quando uma empresa ou instituição não registra em sua contabilidade seus passivos ambientais, acaba apresentando um lucro aos seus acionistas fora da realidade da empresa. O problema é que esse tipo de ilusão dura pouco, e o que poderia ser utilizado para reverter uma situação ou mudar algum fluxo é ignorado, muitas vezes causando problemas ainda maiores no futuro.

Como passivos geram poluição e afetam o meio ambiente

Principalmente após a revolução industrial, empresas e indústrias passaram a afetar cada vez mais o equilíbrio ambiental. Algumas delas, porém, tem um impacto significativamente maior do que outros, como é o caso das grandes fábricas, mineradoras e construtoras. Nesses casos, preocupar-se com os passivos ambientais e ter noção da responsabilização ambiental necessária para a empresa é ainda maior, não apenas para o mercado e o negócio em si, mas também para o planeta.

Entre os exemplos de passivos ambientais provocados por empresas e indústrias estão: lixos descartados incorretamente, emissão de gases poluentes, lançamento de resíduos químicos em rios, lagos e até oceanos, contaminação do solo e da água, entre outros. Tudo isso causa um desgaste enorme ao meio ambiente, trazendo consequências que vão muito além do solo e da água, podendo chegar a comprometer até mesmo a saúde das pessoas envolvidas com aquela comunidade.

Ou seja, é importante administrar esses passivos de forma correta, segura e responsável, utilizando soluções inteligentes e de qualidade, evitando que qualquer tipo de dano aconteça e tornando a prática industrial mais saudável. Sendo parceira do meio ambiente, a empresa também pode descobrir formas de gerar lucro e economia a partir dessas práticas sustentáveis.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Clique aqui e saiba mais sobre tudo o que a Eco Response pode oferecer para você, sua empresa e o meio ambiente.


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!