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Greenwashing: será que você já caiu nessa estratégia enganosa?

12 / 08 / 2021 Fique por Dentro

Você já ouviu falar no termo "greenwashing''? A expressão em inglês ganhou as matérias de jornais, blogs e portais de internet nos últimos anos. Podendo ser traduzida de forma literal para “lavagem verde”,  greenwashing é definida como qualquer ação, documento, anúncio ou campanha que visa transmitir a imagem de uma organização sustentável, com preocupação com o meio ambiente, serviços e produtos eco-friendly, mas que não passa de pura fachada.

 

Não são apenas discursos de fachada que se classificam como greenwashing. Ações rasas, sem profundidade ou esparsas também podem ser caracterizadas como propagandas falsas. Apesar de discursos e atitudes superficiais, muitas vezes os consumidores se deixam levar pela propaganda repassada pelas marcas, sem questionar a veracidade dos fatos e das informações.

 

Você sabe como se prevenir?

Atualmente, a agenda ESG está em crescente pauta no mundo corporativo e não há espaço para greenwashing em marcas e empresas sérias. Consumidores, fornecedores e investidores cada vez mais pedem evidências do que está sendo dito.

Conforme o ramo de negócio, diferentes empresas certificadoras podem atestar os compromissos sustentáveis informados pelas empresas. No Brasil, as principais certificações a respeito do tema são:

  • FSC – Selo que atesta que o papel é de origem de florestas plantadas, reconhecido internacionalmente;
  • Sistema B – Sistema que certifica empresas, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente;
  • Procel – tem como finalidade informar ao consumidor final qual a eficiência energética de um produto;
  • ISO 14001 – Certificação de gestão ambiental, baseada em normas da ABNT.

Buscar uma verificação por uma terceira parte independente garante transparência ao processo de comunicação, considerando aspectos ambientais. Geralmente, os sites das empresas acreditadoras disponibilizam meios de consulta para validação de empresas acreditadas.

 

Lembre-se de questionar todo o ciclo de vida do produto/serviço que está sendo consumido. Empresas podem anunciar que seus componentes ou insumos são de origem natural, biodegradáveis, neutros em emissão, ou não agridem a camada de ozônio e não prejudicam o meio ambiente, mas será que sua embalagem é reciclável ou mesmo feita de material reciclado? Será que há preocupação da marca com o pós-uso do seu produto?

 

O papel do consumidor é fundamental – é necessário que seja crítico e curioso com as informações que estão sendo repassadas. Se a embalagem traz um selo “eco”, verifique qual o processo de certificação ou obtenção do selo. Fique atento a frases vagas ou informações perdidas.

 

Entretanto, não se prenda unicamente aos selos. Não possuir certificação não significa, obrigatoriamente, que essas empresas contribuem com impactos ambientais ou não são ecofriendly em seus processos. Pelo contrário, em muitos casos, pequenas empresas, associações ou cooperativas setoriais apresentam trabalhados voltados à sustentabilidade em sua cadeia de valor.

 

O greenwashing pode estar em mais lugares do que pensamos. Agora que você pôde entender o significado dessa estratégia enganosa, fique atento sempre que ver uma propaganda ou informação relacionada à boas práticas socioambientais, busque mais informações e exerça seu papel de consumidor com responsabilidade.

 

https://www.ibgc.org.br/blog/greenwashing-regulamentacao-Europa

https://www.ecycle.com.br/greenwashing/

https://valorinveste.globo.com/blogs/naiara-bertao/post/2020/07/o-que-e-greenwashing-e-como-saber-se-voce-esta-se-deixando-enganar-por-ele.ghtml


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