Loader
ambiente

Hábitos sustentáveis: 6 pequenas ações para pôr em prática.

14 / 02 / 2020 A Eco Response

Muitas vezes, imaginamos que a preservação do meio ambiente e da natureza não está ao nosso alcance, não é mesmo? Contudo, ao observarmos melhor, percebemos que é possível implementar hábitos sustentáveis com pequenas ações diárias.

Neste post, reunimos algumas dicas de atitudes positivas que podem ser tomadas no dia a dia. Muitas delas, certamente você já conhece, mas sempre vale a pena relembrar e compartilhar com seus amigos e familiares para ajudar o meio ambiente!

 

 

Ações para hábitos sustentáveis:

 

 

1 - Descarte o lixo corretamente

Descartar corretamente o lixo está entre os hábitos sustentáveis mais conhecidos, porém, nem sempre é seguido à risca. Pode não ser uma realidade sua, mas muitas pessoas ainda não sabem da importância desse ato, às vezes até por desconhecimento.

O descarte correto evita a poluição e também a propagação de doenças. Além disso, permite o reaproveitamento e a reciclagem de materiais seletivos, quando destinados da maneira apropriada.

Se na sua cidade ainda não ocorre a coleta seletiva de lixo, entre em contato com o poder público para solicitar esse serviço e cobre das autoridades políticas. Isso é fundamental!

 

2 - Economize água

Diminuir o consumo de água também é uma excelente atitude em prol do meio ambiente, visto que se trata do elemento necessário à vida. Alguns hábitos são mais difundidos, como diminuir o tempo do banho ou fechar a torneira na hora de escovar os dentes.

Mas existem outras ações que podem ser tomadas que são por muitas vezes esquecidas. Uma delas é atentar para possíveis vazamentos na rede interna da casa ou apartamento. Outra é não lavar calçadas ou pisos com água potável.

Uma dica é construir cisternas para captação da água da chuva. Trata-se de um investimento com rápido retorno, uma vez que essa água pode ser utilizada para lavar os ambientes, regar hortas e jardins, por exemplo.

 

3 - Preserve a vegetação

Cuidar das plantas está entre os hábitos sustentáveis mais fortes. As árvores são responsáveis por produzir oxigênio e também equilibrar a temperatura do ambiente, além, é claro, de fornecer agradáveis sombras em dias de muito calor.

Outra preocupação deve ser voltada para com a vegetação e a mata nativas próximas a córregos e rios. Ao preservar esses espaços, colaboramos para a manutenção da biodiversidade da flora e da fauna, além de garantir a qualidade da água.

 

4 - Economize energia elétrica

A economia de energia pode ser colocada em prática de diversas maneiras. As mais práticas são: desligar da tomada aparelhos que não estão em uso, apagar as lâmpadas de ambientes vazios, manter a porta da geladeira sempre bem fechada, trocar a temperatura do chuveiro conforme a estação, entre outras, além de diminuir o uso do ar-condicionado, um dos aparelhos que mais consomem energia elétrica.

Nossa dica é na hora de comprar equipamentos eletroeletrônicos, opte por aqueles que possuem selo de menor consumo de energia elétrica. Troque lâmpadas incandescentes (que já nem são mais fabricadas) por lâmpadas de LED - consomem muito menos energia para fornecer a mesma capacidade de iluminação.

 

5 - Respeite os animais

Os animais, inclusive nós, são importantíssimos para a natureza, por causa da biodiversidade. Não incentive o tráfego de bichinhos silvestres, opte pela adoção de pets para não incentivar o comércio e a reprodução desenfreada.

 

6 - Diminua o consumo desnecessário

Às vezes, somos movidos pela impulsividade, o que nos faz adquirir itens desnecessários. Busque evitar esse tipo de atitude, contribuindo para hábitos sustentáveis como: reutilizar e customizar roupas usadas, consertar equipamentos com defeito, optar por produtos com menos quantidade de embalagens, entre outros.

 

Assine nossa newsletter

Não fique de fora de dicas e informações sobre o meio ambiente. Assine agora mesmo nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos em seu e-mail!

 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!