Loader
ambiente

Licenciamento Ambiental: quais as possíveis mudanças?

10 / 06 / 2021 Fique por Dentro

No mês de maio, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que altera o licenciamento ambiental no Brasil, que agora segue para análise do Senado. Se aprovado, diversas atividades ficarão dispensadas de pedir licença ambiental, como obras de saneamento básico e atividades agropecuárias em propriedades regularizadas. 

O que é o licenciamento ambiental? 

Conforme o próprio Ministério do Meio Ambiente, o licenciamento ambiental é um instrumento da Política Nacional de Meio AmbienteO objetivo é a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, que visa assegurar condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida. 

Qualquer atividade potencialmente poluidora e danosa ao meio ambiente deve encaminhar o licenciamento ambiental ainda em fase de projeto para o órgão ambiental local para análise das condicionantes da operação da empresa ou atividade. 

O que muda com a proposta aprovada pelos deputados? 

O projeto dispensa de licença ambiental uma série de atividades econômicas, como obras de infraestrutura, construção de estradas, obras de saneamento, agricultura e pecuária. Sabidamente, atividades e setores com enorme potencial de impacto ambiental, além de criar um licenciamento por auto declaração, no qual o próprio proponente irá pontuar os impactos ao meio ambiente, também não irão necessitar consultar a órgãos ambientais. 

Veja abaixo as principais atividades que ficarão isentas de licenciamento, se o projeto for adiante: 

  • Obras de saneamento básico, de manutenção de estradas e portos, de distribuição de energia elétrica com baixa tensão; 
  • Atividades militares; 
  • Obras emergenciais de infraestrutura; 
  • Pontos de entrega de produtos abrangidos por sistemas de logística reversa (eletrônicos, por exemplo); 
  • Usinas de triagem de resíduos sólidos; 
  • Pátios, estruturas e equipamentos para compostagem de resíduos orgânicos; usinas de reciclagem de resíduos da construção civil; 
  • Pontos de entrega voluntária de resíduos de origem domiciliar para reciclagem e outras formas de destinação final ambientalmente adequada; 
  • Atividades agrícolas e pecuárias. 

Dados do Tribunal de Contas da União demonstram que apenas 1% das mais de 14,4 mil obras descontinuadas no Brasil estão paradas por questões ambientaisO fato contradiz o argumento de que o licenciamento ambiental seria o causador do atraso de serviços e obras públicas em nosso país. 

O licenciamento ambiental é uma ferramenta de fundamental importância para nosso país, que participa de vários acordos internacionais de conservação de biomas, combate ao desmatamento e impedimento das mudanças climáticas. É o instrumento pelo qual os órgãos ambientais conseguem dimensionar as condicionantes ambientais para diferentes atividades, aliando desenvolvimento econômico com preservação ambiental. 

 

https://www.ecycle.com.br/licenciamento-ambiental/

https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/o-que-muda-com-a-flexibilizacao-do-licenciamento-ambiental/

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/05/13/camara-aprova-projeto-de-lei-que-muda-regras-do-licenciamento-ambiental.ghtml

https://www.gazetadopovo.com.br/republica/licenciamento-ambiental-regras-o-que-muda-projeto-aprovado/

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/05/13/camara-aprova-projeto-de-novo-licenciamento-ambiental-veja-o-que-pode-mudar


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!