Loader
ambiente

Logística reversa: o que é e como implantar

29 / 07 / 2019 A Eco Response

Quando falamos em empresas e meio ambiente, a palavra mais utilizada é quase sempre sustentabilidade. Mas responsabilidade e influência ambiental podem ser muito além disso. Atualmente, diversos produtos e serviços possibilitam que as empresas utilizem soluções inteligentes e inovadoras para transformar processos, realizar descartes e resolver problemas de transporte de forma responsável e segura, sempre prezando pela qualidade, pela economia de espaço e também de investimento e, claro, pelo meio ambiente. Nesse sentido, uma das soluções atuais mais interessantes é a logística reversa.

Alternativa simples e inovadora, a logística reversa não apenas auxilia o meio ambiente, como também pode gerar retorno financeiro para o empresário. Ou seja, além da obrigação legal, isso pode significar um importante diferencial competitivo para a marca. Continue aqui, nós te explicamos!

O que é e como funciona a logística reversa

De uma forma mais simples, a logística é o processo que acompanha todo o fluxo dos produtos de uma indústria ou empresa, desde sua matéria-prima até sua entrega ao cliente final. Dentro da logística, esse processo ocorre em etapas, geralmente chamadas de armazenagem, transporte, distribuição, etc.

Com a logística reversa, ocorre o oposto da logística tradicional, quando a preocupação maior é o envio e a entrega da mercadoria do cliente. Agora, a empresa se prepara para receber de volta os produtos, da mão do consumidor para o seu local de produção. Por exemplo: você já se perguntou o que ocorre com um produto quando é feita uma devolução? Nessa hora, toda a cadeia produtiva precisa ser acionada novamente, e é então que a logística reversa atua, seguindo o caminho oposto do natural, fazendo a mercadoria sair das mãos do cliente e voltando para o seu local de origem.

Assim, essa logística pode abranger tanto as políticas de troca e devolução de mercadorias quanto práticas sustentáveis como as de reciclagem, reuso e até desmanche. E é nesse sentido que a empresa pode posicionar-se para, ao mesmo tempo em que atua como parceira do meio ambiente, conseguir um diferencial produtivo e competitivo em relação a seus concorrentes.

Vantagens da logistica reversa e sua aplicação em processos

Apesar da lei tornar obrigatório que empresas recolham seus resíduos, essa é uma ação muitas vezes não realizada pela concorrência e que traz diversos benefícios para a empresa. Isso porque a logistica reversa não é importante somente para cumprir regras, mas também para marcar um posicionamento da marca como responsável e parceira do meio ambiente.

Além do diferencial de ser uma empresa voltada para a preservação do planeta, e consequentemente sendo mais procurada por clientes com os mesmos interesses, também existem outros benefícios na utilização da prática reversa. Um deles é a redução de custos, que apesar de parecer contraditória para muitos empresários — uma vez que implantar a logística reversa exige investimento —, contribui de forma decisiva para a criação de novos produtos para a empresa, com custos cada vez menores.

Ou seja, os custos investidos nesse tipo de logística são recompensados rapidamente, fazendo com que aumente a produtividade da marca sem aumentar seus gastos. Um bom exemplo de como isso ocorre é com o uso de matérias-primas recicladas, reaproveitamento do próprio material, uso de embalagens recicláveis e até mesmo a venda de resíduos que não são mais aproveitados para mercados secundários. Uma forma fácil e inteligente de lucrar mais e ainda ajudar o planeta — porque as duas coisas podem sim andar lado a lado.

Aplicação de processos e seus resultados

Parece pouco, mas tudo o que falamos nesse texto faz uma diferença enorme para o meio ambiente. Na maioria das vezes, não são necessárias soluções expansivas, caras e mirabolantes para tornar aquilo que já funciona ainda mais funcional, tendo cuidado e responsabilidade com o ambiente ao nosso redor. Práticas sustentáveis podem sim ser simples e baratas, e estarem de acordo com o que sua empresa precisa e acredita, sem abrir mão de nada.

Práticas sustentáveis podem sim ser simples e baratas, e estarem de acordo com o que sua empresa precisa e acredita, sem abrir mão de nada, basta dar o primeiro passo e traçar o caminho para implantar uma logística reversa eficiente e que traga benefícios tanto para a empresa quanto para o meio ambiente.

Para entender ainda mais sobre soluções inteligentes que façam sua empresa lucrar e ainda ser parceira do meio ambiente, clique aqui e conheça todas as soluções da Eco Response.


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!