Loader
ambiente

Covid-19: qual será a pressão sobre o meio ambiente pós pandemia?

20 / 05 / 2022 Curiosidades

Os últimos dois anos foram palco para grandes mudanças para todas as pessoas no mundo. A pandemia de covid-19 alterou nossas vidas de várias formas, seja no trabalho que passou a ser remoto, na diversão que passou a ser em casa, nas saídas para jantar ou almoçar fora, trocadas pelo delivery. Todas as atividades cotidianas ganharam novos acessórios como máscaras, álcool gel e distanciamento.

Desde o início de 2021, quando a vacinação contra a covid ganhou força e os casos da doença diminuíram, nossas vidas começaram a sair do isolamento; o trabalho ganhou modelos híbridos, os eventos voltaram a acontecer com cuidados e regramentos, a economia deu sinais de retomada.

E a pergunta que fica é: Como tudo isso se relaciona com o meio ambiente? O que aconteceu antes, durante e o que ocorrerá depois da pandemia?

 

Confira um comparativo entre algumas categorias de indicadores ambientais:

Emissões de carbono: houve uma queda brusca nas emissões de carbono devido ao deslocamento limitado e ao declínio das viagens aéreas. Já notamos um aumento das emissões de CO2 conforme a pandemia começou a diminuir. Veja com mais detalhes as informações:

  1. As emissões de CO2 caíram 25% no início da pandemia;
  2. Somente na Europa, 67 milhões de pessoas deixaram de viajar de avião;
  3. Nos Estados Unidos, o tráfego de aviões caiu 41% e o número de carros na rua diminuiu 40%;
  4. As emissões de carbono caíram 5,2% no ano de 2020, mas aumentaram 6% em 2021, voltando aos níveis pré-pandemia.

Resíduos: notou-se um grande aumento na geração de resíduos hospitalares, devido aos atendimentos em hospitais, clínicas e campanhas de vacinação:

  1. Na China, a produção de lixo hospitalar quadruplicou. No Brasil, hospitais relatam um aumento de 50 a 100%;
  2. Mais de 8 bilhões de vacinas foram aplicadas com possibilidade de gerar mais de 144 mil toneladas de resíduos contaminados, principalmente com seringas, agulhas e caixas;
  3. A geração de resíduos sólidos urbanos cresceu 4% durante a pandemia da Covid-19. De acordo com dados do Panorama dos Resíduos Sólidos Brasil 2021, em média, cada brasileiro produz por dia 1,7 kg de resíduos.

Energia: vimos um aumento súbito na demanda de energia elétrica e banda de internet. Com o trabalho remoto e aulas online, os números impressionam:

  1. Na Europa foi registrado um aumento de 40% na necessidade de internet banda larga;
  2. O recorde mundial de para a transferência de dados foi batido durante a pandemia na Alemanha;
  3. Houve um aumento de 30% nos jogos online;
  4. Consumo de energia elétrica aumentou em 4,1% no Brasil em 2021, reflexo da retomada econômica.

Muitos impactos ou cenários ambientais da pandemia de covid-19 tendem a ser temporários e poderão ser revertidos em pouco tempo, ou seguirão uma tendência pré-existente, por exemplo o aumento na geração de resíduos. Conforme as atividades humanas e econômicas forem retomadas, o aumento do impacto ambiental deve crescer. Mas aprendemos a duras penas, em 2020, que podemos nos adequar a um modelo econômico e social que gere menos emissões de carbono, melhore a qualidade do ar e demande menos recursos naturais.

 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-02/relatorio-da-onu-aponta-ameacas-ao-meio-ambiente#:~:text=Desequil%C3%ADbrios%20trazem%20impactos%20negativos%20para%20a%20humanidade&text=O%20relat%C3%B3rio%20Relat%C3%B3rio%20Fronteiras%202022,impactos%20negativos%20para%20a%20humanidade

https://www.ecodebate.com.br/2020/05/15/os-efeitos-que-ja-podemos-ver-da-pandemia-sobre-o-meio-ambiente/

https://www2.ufjf.br/noticias/2020/04/24/pandemia-e-meio-ambiente-impactos-momentaneos-ou-nova-normalidade/

https://pt.venngage.com/templates/infographics/pandemics-environmental-impact-infographic-b31bb502-c008-4fae-a5ac-d9e8de30c9b0

 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!