Loader
ambiente

Microplásticos são encontrados até na maior montanha do mundo

17 / 12 / 2020 Curiosidades

Microplásticos  já foram encontrados na Fossa das Marianas, ponto mais profundo dos oceanos, a 11.000 metros de profundidade. Esse ano, pesquisadores encontraram microplásticos no outro extremo do planeta Terra, na maior montanha do mundo, no Monte Everest, a mais de 8.400 metros de altitude. Quais serão as consequências para o meio ambiente?

O que são microplásticos e qual o risco para o meio ambiente?

São partículas minúsculas de plásticos, com menos de cinco milímetros, que se soltam de materiais maiores, com garrafas e sacolas, resultantes da lenta decomposição de resíduos maiores e representam uma grave ameaça às espécies de animais silvestres e aos humanos, pois são facilmente ingeridos e como são muito pequenos são difíceis de serem identificados ou mesmo vistos.

Como os plásticos levam séculos para desaparecerem no meio ambiente, não sabemos ao certo qual o tempo de duração desses microplásticos em condições naturais, a tendência é que apenas aumentem, conforme plásticos mais antigos vão se degradando com o longo dos anos.

Quais os riscos para a saúde humana?

A pesquisa com microplásticos é muito recente na ciência, menos de 10 anos que os cientistas e debruçam sobre esses pequenos rastros de poluição.

Recentemente foram encontrados resquícios de microplásticos até no ártico e eles estão presentes até na água potável que bebemos, seja da torneira ou engarrafada.

Um recente estudo publicado pela Organização Mundial da Saúde mostra que os microplásticos, até o momento, não representem perigo para a saúde humana, pois apesar de serem ingeridos, são muito grandes para serem absorvidos pelo corpo humano, mas ressalta que mais estudos precisam ser realizados sobre o tema.

Como os microplásticos chegaram ao monte Everest?

Na montanha mais alta do mundo foram analisadas amostras de neve e de água de riachos da região. Foram encontradas amostras de microplásticos de poliéster, acrílico, nylon e polipropileno, materiais usados nas tendas, cordas e no vestuário de alpinistas. Esses materiais podem ser vestígios de expedições de montanhistas ou terem sido levadas pelo vento até os locais mais remotos.

Cada vez mais buscamos soluções para diminuir o uso dos plásticos, como canudos de metal, sacolas de pano, ecobags, plásticos biodegradáveis e outras soluções. Não conseguiremos substituir todo o plástico em nossas vidas e precisamos começar a olhar para soluções de projeto, design e decomposição desses materiais para minimizarmos os impactos ambientais ao redor do planeta.

Fontes:

https://super.abril.com.br/ciencia/pesquisadores-identificam-microplastico-proximo-ao-topo-do-monte-everest/

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2020/11/microplasticos-sao-encontrados-em-neve-proximo-ao-topo-do-everest.html

https://news.un.org/pt/story/2019/08/1684251

Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas notícias semanais aqui no blog! 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!