Loader
ambiente

Mobilidade urbana sustentável: como poderá ser o transporte no futuro?

02 / 12 / 2021 Curiosidades

Pense na comodidade que é entrar no seu carro, ligar o ar-condicionado, escolher a sua música favorita e sair de casa para o trabalho ou vice-versa. Entretanto, na primeira esquina ou avenida à frente, nos deparamos com milhares de pessoas que tiveram a mesma ideia: sair sozinhos de casa em seus carros.

Esse é o cenário mais tradicional do trânsito de cidades brasileiras e do mundo inteiro. Cenas que antes eram restritas às grandes capitais agora são cotidianas em cidades médias e pequenas. Até os dias atuais, as soluções de mobilidade urbana sempre priorizaram o uso individual do carro, considerando-o como ponto central das ruas, mas chegamos ao limite, tanto físico (as ruas não comportam mais automóveis), quanto estrutural e ambiental. Ou repensamos como será a mobilidade daqui a duas décadas ou todos os dias serão uma luta para não nos atrasarmos por conta do trânsito pesado. 

Devemos pensar em todo o impacto ambiental, social e econômico que o atual regime automotivo causa — mais de 90% da população urbana vive em ambientes com qualidade do ar pior do que o recomendado. Grande parte desses particulados e poluidores vêm de motores e veículos, além do setor de transporte responder por 75% dos gases de efeito estufa. Precisamos pensar em uma mudança grande e rápida no modo como a mobilidade urbana vai se desenhar.

O sistema de mobilidade urbana sustentável surge para diminuir os impactos que são gerados por meio do transporte. É através da mobilidade sustentável que diversas cidades passaram a oferecer a seus moradores uma melhor qualidade de vida, visto que o acesso ao transporte foi facilitado e uma diminuição dos índices de poluição foi percebida. Entretanto, a sua implementação exige muito planejamento e estratégia.

 

Quais os desafios para a sua implementação?

 

A ideia é muito boa e comumente comentada em discussões sobre o futuro de cidades ou  planejamento para um mundo que caminha para diminuir suas emissões de carbono, mas algumas barreiras são difíceis de superar, desde financeiras, sociais e até culturais.

A infraestrutura consolidada é um dos grandes gargalos ao pensarmos em mobilidade sustentável daqui algumas décadas. Ruas, prédios, praças, monumentos, além de burocracias envolvendo setores públicos, são os principais entraves para a mobilidade sustentável em 15 ou 20 anos. Por isso, precisamos pensar em soluções usando alternativas que já temos hoje, como vias exclusivas para transportes coletivos, sobre trilhos ou vias elevadas sempre com foco no coletivo.

 

Quais as alternativas para uma mobilidade sustentável no futuro?

 

  1. A mobilidade integrada para todos, facilitando o acesso das pessoas ao trabalho e às oportunidades;
  2. Eletrificação dos meios de transporte, reduzindo as emissões de carbono e melhorando a qualidade do ar;
  3. Soluções compartilhadas serão cada vez mais comuns, como carros e bicicletas alugadas;
  4. Modais coletivos deverão ser priorizados, tanto em quantidade como em qualidade;
  5. Busca por soluções com eficiência energética e que gastem menos combustíveis;
  6. Integração de plataformas de transporte coletivo: trem, ônibus, VLTS;
  7. Embargos aos veículos que usam combustíveis derivados de petróleo e soluções individuais.

 

Notou que a maior parte das alternativas e soluções são baseadas em mudanças de comportamento cultural?

 

Cada vez mais teremos que deixar de lado o hábito de usar o carro de maneira individualizada. A melhor saída é priorizar o coletivo, tendo transportes rápidos e compartilhados como soluções ideais. Devemos nos lembrar que não há apenas uma única forma de mobilidade sustentável, mas todas giram em torno de conceitos socioambientais que visam tornar a vida urbana mais saudável, prática e sustentável!

 

https://portogente.com.br/portopedia/113572-mobilidade-urbana-sustentavel-afinal-o-que-e-isso

https://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/desenvolvimento-urbano-e-mobilidade-sustentavel/

https://audaztec.com.br/blog/mobilidade-sustentavel/

https://wribrasil.org.br/pt/blog/2019/08/transformacoes-que-vao-moldar-o-futuro-das-cidades

https://www.ecycle.com.br/mobilidade-urbana/


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!