Loader
ambiente

Qual é o papel dos oceanos na regulação do clima e no ar que respiramos?

11 / 06 / 2020 Curiosidades

Cada dia mais escutamos falar sobre mudanças climáticas e sobre os seus impactos no nosso modo de vida e possíveis consequências. Uma das formas mais seguras para regularmos o clima e garantir um aquecimento global dentro do limite de 2ºC até 2100, é a manutenção de florestas e plantio de árvores. Nessas horas poucas pessoas lembram dos oceanos e todo o papel que desempenham no ar que respiramos.

Conforme relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão ligado à ONU, as mudanças climáticas são associadas ao aumento do gás carbônico (CO2) na atmosfera, influência humana com o uso de combustíveis fósseis.

A concentração do gás carbônico na atmosfera é menos de 1%, mas o seu efeito é devastador. Atualmente essa a concentração mais precisa é contada em PPM (partes por milhão) e na atmosfera, o gás carbônico já está em mais de 415 ppm, o maior valor desde o início das medições, no século XX, quando estava abaixo dos 300 ppm.

De onde vem o oxigênio que respiramos?

É muito comum associar às florestas o papel de regulador climático, pelo fato de consumir o gás carbônico que é prejudicial em excesso, mas o seu grande benefício é prender esse elemento na forma de celulose, na madeira, nas folhas e raízes.

Assim como nós, as árvores também respiram e consomem o oxigênio nesse processo. A floresta amazônica consome na respiração quase todo o oxigênio que libera, pois é uma floresta formada e a retenção de carbono é associada a florestas novas, em crescimento.

Mais da metade (54%) de todo o oxigênio que temos na atmosfera são provenientes das algas marinhas e atuam como os verdadeiros fornecedores de oxigênio para o mundo.

Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton.

Dados da ONU estimam que sem esse serviço de absorção do carbono e liberação do oxigênio pelas algas marinhas, nosso planeta poderia passar dos 100°C, inviabilizando grande parte da vida marinha e terrestre que conhecemos. 

Mas e qual o papel das florestas?

As grandes florestas desempenham um papel parecido com o ar-condicionado, pois são reguladoras do clima. Elas liberam uma grande quantidade de vapor de água na atmosfera, permitindo a formação de nuvens de chuva, que são deslocadas para centenas e milhares de quilômetros de distância.

Tanto as florestas como os mares do nosso planeta sofrem com nosso estilo de vida e com a demanda por recursos naturais e mudanças climáticas. 

Defender os oceanos e florestas é pensar no ar que respiramos, ou seja, na nossa própria sobrevivência.


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!