Loader
ambiente

Época de poda de árvores: como realizá-la corretamente?

06 / 05 / 2022 Fique por Dentro

Elas estão por todos os lados. Nas calçadas, nos jardins, nos parques e nas áreas de preservação. As árvores nos trazem muitos benefícios ambientais, estima-se que existam mais de 3 trilhões de árvores no planeta, mais de 400 árvores por pessoa.

 

Árvores nos fornecem sombra, abrigo, alimentos, purificam nosso ar, controlam a temperatura e regulam o clima. Existem espécies frutíferas, outras usadas para paisagismo, para fazer sombra, algumas são usadas para reflorestamento ou recuperação de áreas degradadas. De fato, somos circulados por verde de diversas maneiras.

A maioria das espécies de árvores mudam sua fisiologia ao longo das estações. Com a chegada do inverno, as folhas caem ou ficam em menor número, o ciclo de crescimento é desacelerado e as árvores entram em um processo natural de dormência ou com suas funções mais lentas. Essa é a época ideal para realizarmos as podas nas árvores, mas nem todas precisam ter os seus ramos cortados. Vamos entender quando é necessário realizar a poda de uma espécie e como realizar de forma correta.

 

O que é a poda?

  • É a retirada parcial de ramos da planta, a poda modifica sua estrutura e consequentemente seu estado de desenvolvimento. Trata-se de uma técnica de manejo biológico que, dependendo dos espécimes arbóreos nos quais é aplicada, tem finalidades certas e específicas.
  • Em áreas urbanas e pomares domésticos, a poda é usada como forma de conduzir a planta corretamente nos espaços que são disponíveis, limpar o excesso de galhos, eliminar galhos mortos e promover uma melhor brotação no ciclo seguinte, principalmente em espécies frutíferas.

Mas fique atento, nem todas as árvores precisam ser podadas. Preferencialmente as intervenções e cortes devem ser feitas quando as árvores são jovens, após de adultas o recomendado é apenas uma poda de limpeza (para remoção de galhos), principalmente para espécies frutíferas e poda de condução para árvores jovens adquirirem a forma desejada. Espécies usadas para sombreamento geralmente não precisam de podas depois de adultas.

 

Quais os cuidados eu devo ter ao podar uma árvore?

  1. Fique atento à época do ano: os meses de inverno ou com menos chuvas são os meses mais adequados para fazer a poda nas árvores, nesse período do ano o crescimento da planta é muito lento e a circulação de seiva diminui muito.
  2. Cuidado com o tamanho dos galhos: preferencialmente faça a limpeza e cortes em galhos jovens, com no máximo um dedo de diâmetro. Quanto maior o diâmetro do galho cortado, mais difícil é a cicatrização e maior o tempo que a planta estará exposta a doenças.
  3. Saiba quais galhos você precisa cortar: tudo depende do tipo de poda que será realizada na sua árvore. Nas podas de limpeza/correção, dê preferência para cortar apenas os galhos mais novos, crescidos no último ano. Na poda de condução esteja atento para cortar apenas os ramos necessários, já imagine a sua árvore pequena com o formato que gostaria depois de grande e elimine apenas os galhos desnecessários, quanto mais jovem for a poda, menos estresse a planta sentirá.
  4. Consulte o órgão ambiental local ou um profissional florestal: dependendo da cidade e da espécie a ser podada, é necessária a autorização do órgão ambiental local para a poda de uma árvore, seja pelo porte, espécie, local que está plantada ou perigo de queda. Na dúvida, consulte um engenheiro agrônomo ou biólogo para sanar dúvidas;
  5. Realizada a poda, se o corte for grande, consulte um profissional agrônomo para passar algum cicatrizante no corte para evitar a contaminação por fungos, vírus ou bactérias. Evite passar produtos à base de tintas, solventes ou cal.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/MPODA.pdf

https://diarural.com.br/quais-sao-os-principais-motivos-para-fazer-podas-nas-plantas/

https://www.cpt.com.br/noticias/poda-de-arvores-deve-respeitar-as-caracteristicas-da-planta

https://lojahusqvarna.com/blog/dicas-jardinagem/poda-arvores-aspetos-ter-conta/


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!