Loader
ambiente

A poluição atmosférica está diminuindo durante o isolamento social?

13 / 05 / 2020 Fique por Dentro

Isolamento social e quarentena são palavras que adicionamos ao nosso vocabulário cotidiano e que poderiam soar um pouco estranhas há algumas poucas semanas atrás.

Durante este período que estamos mais em casa, usando menos o carro, com menos produção nas indústrias, notamos que a qualidade do ar vem melhorando em alguns locais do mundo que sofriam com a poluição atmosférica. Mas até quando será que vamos observar esta mudança?

Falamos sobre poluição atmosférica há um tempo atrás e você consegue entender um pouco mais acessando esse link

O que é poluição atmosférica?

Qualquer alteração da qualidade do ar pode ser definida como poluição atmosférica e é causada pela grande concentração de partículas sólidas ou líquidas que possam causar prejuízo para a saúde humana.

São provenientes principalmente da atividade industrial, queima de combustíveis fósseis, motores de carros, caminhões e geração de energia. São representados principalmente por sulfatos, nitratos e monóxido de carbono.

Como a poluição atmosférica está diminuindo?

Conforme relatório da Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez pessoas no mundo respiram ar poluído e isso é um fator relevante para crises e doenças respiratórias.

Dados na NASA e da ONU apontam quedas bruscas nos índices de poluição atmosféricas nos países atingidos pela pandemia, como na China, Itália e nos Estados Unidos, muito provavelmente relacionadas à menor circulação de pessoas e atividade industrial reduzida. 

A epidemia de Coronavírus não deve ser vista como algo bom, mas isso nos mostra qual o real custo ambiental que temos com o nosso estilo de vida e que mudanças rápidas possuem respostas imediatas e perceptíveis em nosso meio, sendo que isso deve ser temporário e os índices de poluição devem retornar gradualmente aos patamares anteriores, conforme a atividade econômica for retomada.

A quarentena está mantendo apenas serviços essenciais nos maiores países do mundo, como China e Índia, que juntas somam quase 2,5 bilhões de habitantes. A Índia está realizando o maior confinamento do mundo em função da Covid-19 e vários relatos mostram que a maior cadeia de montanhas da terra, os Himalaias, estão visíveis depois de mais de 30 anos. Devido à queda de monóxido de carbono na atmosfera de cidades indiadas, foi possível avistar novamente o monte Everest a dezenas de quilômetros de distância.

Vamos tirar várias lições depois de passarmos pela maior epidemia do século, mesmo coisas pequenas passarão a ter outro valor.

Um dos aprendizados que temos que levar é como nos relacionamos com o meio ambiente, poucos dias sem atividades industriais já tiveram resultados sobre o ar que respiramos. Imagine o que podemos fazer todos juntos.

Continue acompanhado o que está acontecendo no mundo através dos nossos conteúdos! 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!