Loader
ambiente

Qual o maior problema dos recursos hídricos do Brasil?

07 / 05 / 2021 Fique por Dentro

Quando paramos para ler sobre poluição ambiental nos rios brasileirosgeralmente são apresentados dois cenários de poluenteso esgoto sanitário (doméstico) e os efluentes industriais. 

  • Esgoto sanitário – líquido oriundo de casas e locais sanitários de indústrias, composto por restos sanitários, urina, fezes, restos de comida, lavagem de áreas comuns. Sua composição inclui grande quantidade de matéria orgânica, nutrientes (nitrogênio e fósforo) e organismos patogênicos (vírus, bactérias, protozoários e helmintos). 
  •  Efluentes industriais – líquido oriundo dos processos industrias. As características do efluente industrial variam muito conforme o ramo de atividade, em geral as características químicas, físicas e biológicas dependem da operação, matérias-primas utilizadas, processos e outros. 

Como possuem composição diferente, a poluição ambiental causada por cada um dos efluentes é distinta. O esgoto sanitário contribui principalmente para o grande despejo de matéria orgânica nos rios, baixando o nível do oxigênio e o efluente industrial altera principalmente as características físico-químicas da água, ambos os casos quando não há tratamento antes do despejo. 

No Brasil, o tratamento do esgoto sanitário, de forma geral, é feito pelo poder público por meio de concessionárias de saneamento de esgoto e grandes empresas também são passíveis de tratar seu próprio efluente. Já os efluentes industriais são obrigatoriamente tratados pelos seus geradores, as indústrias. 

Embora tenha tratamento relativamente simples, se comparado ao efluente industrial, os grandes poluentes de nossos rios são os esgotos domésticos e sua falta de tratamento, seu despejo in natura nos corpos hídricos. Dados mostram uma queda no investimento sobre o saneamento básico em nosso país, entre 1971 e 1986, o Brasil investiu em saneamento R$ 74,20 per capita. Já no período de 2008 a 2017, o índice foi de R$ 14,40. 

Nosso país possui hoje 83.450 quilômetros de rios poluídos, conforme dados da Agência Nacional de Águas (ANA), isso é o equivalente a mais de duas voltas completas no planeta Terra apenas com poluição de rios brasileiros. 

  • 54,1% dos brasileiros têm acesso à coleta de esgoto – o que não garante o seu tratamento; 
  • 70% das cidades não possuem estação de tratamento de esgoto; 
  • Mesmo onde existe, apenas 39% da carga poluidora é removida; 
  • Mais de 15 bilhões de litros de esgoto sem tratamento são despejados por dia nos rios brasileiros, sendo 75 litros por pessoa. 

No ano de 2020 foi assinado o marco regulatório do saneamento básico no Brasil, que prevê acesso à água potável para 99% dos brasileiros e tratamento de 90% do esgoto doméstico até 2033. E assim, somente com investimentos massivos em tratamento de esgoto e saneamento básico conseguiremos melhorar a qualidade dos rios brasileiros. 

 

https://novaepoca.com/clipping/rio-dos-sinos-um-dos-dez-rios-mais-poluidos-do-brasil-entrevista-especial-com-arno-kayser/

https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-tem-mais-de-83-mil-km-de-rios-poluidos-aponta-agencia-nacional,70003042816

http://www.tratabrasil.org.br/saneamento/principais-estatisticas/no-brasil/esgoto

https://www.gov.br/pt-br/noticias/transito-e-transportes/2020/07/novo-marco-de-saneamento-e-sancionado-e-garante-avancos-para-o-pais


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!