Loader
ambiente

Qual é a sua pegada ecológica?

16 / 04 / 2020 Curiosidades

Atualmente somos 7 bilhões de habitantes no planeta Terra, a população aumenta 1,2% ao ano. Mantendo o ritmo de crescimento populacional, em 2050 seremos 10.000.000.000 de pessoas vivendo no mesmo local.

Você já parou para pensar qual a capacidade máxima de habitantes que o mundo comporta? Quando iremos saturar a capacidade de renovação dos bens que consumimos, da água que bebemos e dos alimentos que comemos?

Esses questionamentos fazem parte da definição de pegada ecológica. É um conceito surgido nos anos 1990 que reflete quais marcas nós deixamos e o que causamos ao lugar onde moramos. A definição de pegada ecológica, de acordo com a WWF (World Wildlife Fund - Fundo Mundial da Natureza) é uma metodologia para calcular qual a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais.

Expressada em hectares globais, permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta. Um hectare global significa um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um ano.

Nessa conta também levamos em consideração a biocapacidade do planeta, a capacidade dos ecossistemas em produzir recursos úteis e absorver os resíduos gerados pelo ser humano.

Todos os hábitos do nosso cotidiano influenciam na pegada ecológica: o que comemos, como é nossa residência, nosso padrão de consumo de bens e serviços, como nos transportamos, quanto de resíduos produzimos.

 A pegada ecológica brasileira é de 2,9 hectares globais por pessoa, segundo da WWF. Isso significa que, se todos os habitantes do mundo consumissem como nós, seria necessário 1,6 planeta.

A média mundial da pegada ecológica é de 2,7 hectares globais por pessoa, enquanto a biocapacidade disponível para cada ser humano é de apenas 1,8 hectare global. A humanidade necessita hoje de 1,5 planeta para manter seu padrão de consumo, ou seja, a conta não fecha.

QUER APRENDER A CALCULAR A SUA PEGADA ECOLÓGICA?

Vários sites fornecem a chance de calcular a pegada ecológica individual, mas a mais confiável é da própria WWF Brasil, onde você responde sobre alimentação, moradia, bens, serviços, tabaco e transporte.

Clique aqui e calcule sua pegada ecológica.

E CONFIRA ALGUMAS DICAS DE COMO DIMINUIR A SUA PEGADA AMBIENTAL:

  •  Dê preferência para transportes coletivos ou dê carona sempre que possível;
  • Repense suas compras, evite compras por impulso;
  • Use lâmpadas e aparelhos eletrônicos com selo de consumo A;
  • Consuma menos carne, isso ajuda a diminuir a emissão de carbono;
  • Separe os seus resíduos, a reciclagem evita o consumo de matérias-primas virgens;
  • Adote um estilo de vida mais sustentável.

Precisamos nos tornar conscientes do nosso impacto para mudarmos as nossas ações. 

Gostou deste texto? Compartilhe com os seus amigos e seja um incentivador de boas práticas sustentáveis!


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!