Loader
ambiente

O que são soluções baseadas na natureza?

23 / 04 / 2021 Curiosidades

Em discussões de sustentabilidade e meio ambiente ouvimos falar já há algum tempo no termo “Soluções Baseadas na Natureza” (do inglês Nature-based Solutions). Mas o que significade fato, a expressão e como ela está presente no cotidiano das pessoas? 

termo foi cunhado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) para definir várias abordagens. Um conceito amplo que inclui abordagens para a restauração e conservação de ecossistemas, serviços de adaptação climática, infraestrutura natural, gerenciamento de recursos naturais, entre outras. 

Pesquisas mostram que inundações, tempestades e aumentos do nível do mar podem afetar mais de 800 milhões de pessoas no mundo, custando às cidades US$ 1 trilhão por ano até a metade do século. 

É difícil demonstrar através de estudos que tempestades isoladas, secas pontuais ou aumentos dos níveis de furacões em anos específicos estejam ligados diretamente às mudanças climáticas. Porém, conseguimos documentar o aumento expressivo e a maior frequência desses eventos. 

 

Como podemos aplicar soluções baseadas na natureza no dia a dia? 

  • Árvores e espaços verdes podem amenizar ilhas de calor: espaços verdes em áreas urbanas podem reduzir em até 3 graus a temperatura; 
  • Hortas urbanas ajudam a reter a água, além de estimular a conservação; 
  • Telhados verdes são isolantes térmicos, diminuem o calor e os alagamentos: podendo haver redução de 36% de alagamentos nos locais que adotam telhados verdes; 
  • Mais superfícies permeáveis e úmidas permitem o escoamento da chuva: até 80% das águas das chuvas pode ser captado, reaproveitado e reutilizado; 
  • Preservar ecossistemas costeiros como manguezais, promove a proteção contra ões de marés e tempestades marítimas. 

Investir em soluções baseadas na natureza traz ganhos ambientais, sociais e financeiros, pois a cada dólar investido nessas soluções, são retornados dez dólares. Porémapenas 3% do financiamento global em mudanças climáticas destina-se a esse conjunto de ações. E sabemos que é um ponto pouco explorado pelas empresas, pois apenas 3% reportam isso como parte de sua estratégia de adaptação climática. 

Um dos principais obstáculos é a falta de financiamento para essas ações e programas. O nosso país representa, sozinho, 20% de todo o potencial mundial de reflorestamento e manejo do solo. Considerando esse fato, Brasil poderia ser um líder mundial nesse cenário de empregos, investimentos e recuperação da natureza.

 

https://www.ecycle.com.br/6167-solucoes-baseadas-na-natureza.html

https://wribrasil.org.br/pt/blog/2019/10/como-solucoes-baseadas-na-natureza-podem-preparar-cidades-para-mudanca-do-clima

https://cebds.org/para-entender-as-solucoes-baseadas-na-natureza/#.YIL2OOhKjIX


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!