Loader
ambiente

Sustentabilidade, o dilema empresarial: cumprimento de obrigações legais x oportunidade estratégica

28 / 01 / 2021 Fique por Dentro

Cuidados com o meio ambiente, responsabilidade social, logística reversa, sustentabilidade, mudanças climáticas e reciclagem. Essas e muitas outras palavras são parte do nosso dia a dia e são colocadas nas vitrines para os consumidores. Mas como a sustentabilidade é, de fato, tratada?

Pesquisas sugerem que o consumidor é sensível ao tema sustentabilidade no momento de decidir sobre sua compra. Desde pagar mais por produtos ecologicamente corretos até deixar de consumir de marcas que não sejam transparentes quanto às suas práticas:

  •  O consumidor brasileiro está disposto a pagar até 35% por produtos ecologicamente corretos;
  •  Mais da metade da população pode optar por mudar de marca se não houver transparência quanto às práticas de sustentabilidade;
  •  87% dos brasileiros têm preferência por empresas e marcas que demonstram preocupação com o meio ambiente;
  •  Dentre os dez maiores desejos do brasileiro, 7 apontam para o caminho da sustentabilidade, como proteção de nascentes, água limpa, alimentação saudável e qualidade de vida.

Diante deste cenário, empresas buscam atender os anseios dos seus clientes e consumidores, mas a sustentabilidade entra como estratégica na geração de valor da empresa ou mero cumprimento de legislação ambiental?

A legislação ambiental brasileira é tida como uma das mais completas do mundo. Entre as principais obrigações e leis ambientais podemos mencionar:

  • Licenciamento ambiental – é um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal 6.938/1981) aplicado para empresas e empreendimentos que usam recursos naturais e que tenham atividades potencialmente perigosas.
  • Política Nacional de Resíduos Sólidos – é a política nacional que organiza como ocorre a gestão de resíduos no Brasil, oferecendo instrumentos como a coleta seletiva, logística reversa, acordos setoriais e outros para o aumento coleta de resíduos,  aumento do índice de reciclagem e fim dos lixões.
  • Resolução CONAMA 430/2011 – estabelece condições e padrões de lançamento de efluentes em corpos receptores de efluentes. Nenhum efluente poderá ser lançado em rios, lagos ou outro corpo hídrico sem o devido tratamento.

O cumprimento dessas grandes legislações já respalda em muitas empresas, marcas e indústrias, pois garante processos adequados na geração e tratamento de resíduos e efluentes e minimiza o impacto ambiental de processos produtivos. Mas será que o consumidor tem acesso a essas informações?

Uso eficiente de energia, economia de água,  investimento em energias renováveis, melhoria na eficiência energética, uso de materiais reciclados na cadeia produtiva, compensação das emissões de gases de efeito estufa, incentivo à mão de obra e fornecedores locais. Esses temas tão sensíveis à sustentabilidade não são tratados especificamente nas obrigações legais de empresas, mas são os pontos que mais são decisivos na hora de decidir uma compra.

Atualmente, mais de 70% das empresas possuem licenciamento ambiental na região Sudeste do Brasil, mas menos de 250 marcas em todo o Brasil publicam seus Inventários de Gases de Efeito Estufa e suas estratégias para mudanças climáticas.

Pesquisa realizada no ano passado pelo IBGE, com mais de 116 mil empresas no Brasil, demonstra que apenas 4,8 mil publicaram relatórios de sustentabilidade no período de 2015 a 2017. A publicação de relatórios de sustentabilidade demonstra como são as ações da empresa do ponto de vista ambiental, social e econômico. É uma forma de transparência com todo o seu público.

Apenas 4% das empresas brasileiras demonstram publicamente sua gestão de sustentabilidade, enquanto mais de 70% cumpre os requisitos de licenciamento ambiental.

A oportunidade para aproveitar o movimento do mercado consumidor interessado em produtos com maior apelo ambiental está colocada, as empresas e marcas precisam tratar a sustentabilidade de forma estratégica, dar um passo além de cumprir apenas a legislação ambiental.

 

Compartilhe esse conteúdo com mais pessoas e assine nossa newsletter para receber as novidades! 

 

https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2020/07/03/somente-41percent-das-empresas-tem-relatorio-de-sustentabilidade-aponta-ibge.ghtml

https://www.posturasustentavel.com.br/blog/consumidores-brasileiros-preferem-empresas-com-produtos-sustentaveis/

https://www.akatu.org.br/noticia/pesquisa-akatu-2018-brasileiros-preferem-o-caminho-da-sustentabilidade-ao-do-consumo/

https://www.ecycle.com.br/2094-greenwashing

https://www.moneytimes.com.br/consumidores-pagariam-35-a-mais-em-produtos-por-serem-sustentaveis-afirma-ibm/

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!