Loader
ambiente

Tipos de esgotos industriais

25 / 09 / 2019 Fique por Dentro

Para ser classificado como esgoto, é preciso a presença de diferentes resíduos líquidos que, gerados a partir de produtos/processos, têm suas características alteradas. Em empresas, isso não é diferente, uma vez que a produção desses locais gera grandes quantidades de resíduos químicos que, posteriormente, transformam-se também em um esgoto químico.

E nesses tipos de esgoto, entre os mais conhecidos estão os sanitários, os hospitalares, os agropecuários e os industriais. No caso dos industriais, pode-se citar a água de lavagem, a água residuária, os efluentes industriais propriamente ditos, o lodo líquido e chorume gerado a partir do armazenamento de resíduos por um tempo maior. Cada um deles possui um impacto negativo específico no meio ambiente, precisando também de soluções especializadas. Confira, a seguir, os impactos que podem ser causados pelo contato do esgoto industrial com o ambiente.

Efeitos do vazamento de esgoto industrial

Além de cada efluente ter efeitos diferentes, seja em contato com o solo, o ar ou a água, também é importante destacar que o volume do vazamento também é decisivo para prever esse impacto. Além do mau cheiro, o esgoto industrial proporciona e facilita a proliferação de bactérias e vírus responsáveis por afetar a saúde humana, de plantas e de animais.

Além disso, quando falamos em impactos no solo, são comuns efeitos como:

- Poluição causada por elementos tóxicos ou metais pesados;

-  Erosão do solo, gerando fissuras ou rachaduras no subsolo e alcançando por vezes fontes de água subterrâneas;

- A “morte do solo”, tirando suas qualidades orgânicas e atrapalhando o desenvolvimento da flora;

Já quando esses resíduos industriais atingem mares e rios, as consequências podem ser ainda piores, destruindo a fauna e a flora aquáticas, causando a morte ou doenças a todas as formas de vida presentes na água, sejam peixes, mamíferos, algas, plantas, crustáceos, entre outros.

A Eco Response pode ajudar na solução do seu problema!

Além de afetar de forma danosa o planeta, um vazamento de esgoto industrial também pode render penalizações duras para uma empresa, uma vez que a legislação é – e deve ser – bastante rigorosa nesse assunto. O ideal é que ocorra uma manutenção preventiva na estrutura sempre que possível, evitando qualquer risco de vazamento e de destruição ambiental.

É importante saber que um vazamento pode sim tornar-se um problema gigante, causando consequências graves tanto para a natureza quanto para a imagem da empresa. Soluções como aparelhos que detectam vazamentos por meio do som ou determinam a presença de um vazamento a partir da diferença de calor entre uma região e outra (termografia) também é uma saída possível e que mostra resultados imediatos.

Além disso, é importante contar com a parceria de uma empresa responsável e experiente no assunto, que ofereça soluções especializadas em resolver vazamentos, auxiliando na absorção e contenção de resíduos e entregando produtos pensados e personalizados para o seu problema.

Quer receber mais conteúdos sobre meio ambiente, absorção e contenção de qualquer vazamento, descarte correto de resíduos e muito mais? Clique aqui e transforme sua empresa em uma parceria do planeta!

 

 

 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!