Loader
ambiente

A logística reversa do óleo lubrificante usado em navios

01 / 08 / 2019 Soluções

Um dos modais mais importantes para a indústria e a logística no Brasil é o transporte marítimo, que conta com uma grande frota de navios e também com a navegação de Apoio Marítimo (Offshore) e o Apoio Portuário, que ajudam a ampliar o número de embarcações que atuam na “Amazônia Azul”.

Todas essas embarcações são dotadas de diferentes tipos de motores e equipamentos auxiliares, que utilizam grandes quantidades de óleo lubrificante e hidráulico. Muitos desses motores funcionam por várias horas consecutivas, fazendo o óleo lubrificante perder suas características e potencial de performance. Sendo assim, as trocas de óleo são uma rotina muito comum a bordo das embarcações.

Nesse artigo vamos falar um pouco como funciona o processo de logística reversa e as rotinas de controle do óleo lubrificante usado ou contaminado de embarcações que navegam na costa brasileira.

A logística reversa do óleo lubrificante usado em embarcações consiste em devolver aos fabricantes o óleo lubrificante retirado dos motores e equipamentos. Esse óleo usado ou contaminado contém em si cerca de 80% de óleo lubrificante básico, e com um novo processo de refinamento é possível extrair do resíduo uma matéria-prima que atende às especificações técnicas da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O mais importante é que, ao serem descartados corretamente, os óleos usados não causam impactos negativos ao meio ambiente. Para reforçar isso, a Resolução nº 362/2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), trata o rerrefino como destino obrigatório dos óleos lubrificantes usados ou contaminados, e ainda complementa afirmando que a combustão ou a incineração de óleo lubrificante usado ou contaminado não são consideradas formas de reciclagem ou de destinação adequada.

Os custos e a retirada desse produto em navios são de responsabilidade dos produtores e importadores, que enviam coletores autorizados para executar o serviço. Durante esta faina a bordo, muitas outras exigências são cumpridas pela tripulação.

O Comandante e o Chefe de Máquinas da embarcação são os responsáveis por toda a operação, a fim de garantir o sucesso da faina. Barreiras de contenção cercam toda a embarcação, marinheiros ficam posicionados de forma estratégica com kits de emergência e proteção ambiental (Kit SOPEP), extintores são posicionados próximo ao local para uma resposta rápida em caso de princípio de incêndio, toda a área é sinalizada e muitas outras regras de segurança são cumpridas para atender as recomendações legais, as normas internas do armador (dono do navio) e as melhores práticas para este tipo de atividade.

A quantidade de óleo lubrificante retirada varia de acordo com cada motor ou equipamento. Um Rebocador de Apoio Portuário, por exemplo, pode bombear para o caminhão coletor 1.500 L de óleo lubrificante descartado de seus motores principais; já uma embarcação Offshore do Tipo AHTS (Anchor Handling Tug Supply), pode descartar mais de 10.000 L de “óleo sujo” de seus motores e equipamentos.

As embarcações também precisam atender regras internacionais para o gerenciamento e descarte de óleo lubrificante usado, como as exigências da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (Marpol), assinada em 1973, com protocolos incluídos em 1978 e 1997.

O Anexo I da Marpol exige que todos os navios de arqueação bruta igual a 400 ou mais sejam dotados de um tanque de armazenamento para o óleo sujo, além de possuir o Livro Registro de Óleo para registrar as operações pertinentes realizadas nos compartimentos de máquinas, tais como o registro semanal de quantidade de óleo lubrificante usado, o registro de recebimento de óleo lubrificante a granel e a declararão da quantidade de resíduos de óleo retiradas pelo coletor autorizado.

Como a Eco Response pode ajudar?

Além de kits de emergência e proteção ambiental, a Eco Response é especialista em soluções ambientais rápidas para descarte, transporte, solidificação ou contenção de vazamento, sempre pensando na melhor opção para o meio ambiente e também para o negócio do cliente. Para saber como ser responsável ecologicamente e ainda conseguir o melhor retorno financeiro para sua empresa, clique aqui e conheça os serviços que a Eco oferece.

 

Texto por: Bruno Silva


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!