Loader
ambiente

Acidentes ambientais: é possível evitá-los?

17 / 06 / 2021 Curiosidades

Ao falarmos sobre acidentes ambientais, certamente uma das primeiras imagens que vêm à nossa cabeça é de grandes barragens de rejeitos que se rompem, assim como ocorrido em Brumadinho e Mariana na última década. Entretanto, esses não são os únicos tipos de acidentes ambientais que podem vir a acontecer.

Podemos definir um acidente ambiental como evento não planejado e indesejado que pode causar, direta ou indiretamente, danos ao meio ambiente, à saúde pública e prejuízos sociais e econômicos. Já uma emergência ambiental é uma ameaça súbita ao bem-estar do meio ambiente ou à saúde pública em decorrência de falhas em sistema tecnológico/industrial, ou ainda, devido a um desastre natural, constituindo-se em situação de gravidade que obriga a adoção de medidas apropriadas.

Os principais tipos de acidentes ambientais podem ser classificados nas seguintes situações de risco:

  • Contaminação hídrica com substâncias químicas ou perigosas;
  • Contaminação de solo por substâncias químicas ou perigosas;
  • Contaminação de águas subterrâneas;
  • Incêndios florestais (vegetação nativa);
  • Mortandade de animais proveniente das ações antrópicas;
  • Riscos evidentes de contaminação ou impacto ambiental, devido a ações humanas.

Conforme relatório de acidentes ambientais do IBAMA, são ocorrentes nos principais acidentes líquidos inflamáveis, como o petróleo. Além disso, rompimentos de barragens de água e a contaminação de corpos hídricos também acontecem com frequência, segundo o documento.

Como prevenir os acidentes ambientais?

Prevenção e monitoramento são as palavras mais importantes quando analisamos os riscos de um desastre ambiental. É preciso analisar cuidadosamente os riscos relacionados à operação, considerando a gravidade e frequência de um possível acidente ambiental.

É importante ressaltar que cada indústria possui suas características e riscos individuais, e isso deve ser levado em conta na hora de prevenir qualquer tipo de acidente ambiental. Apesar das individualidade de cada empresa, o monitoramento, a prevenção, a manutenção de um levantamento de riscos, o respeito à legislação vigente, o cumprimento de condicionantes ambientais são os melhores meios para evitar desastres ambientais.

Mesmo com todas as medidas de precaução cabíveis, acidentes podem acontecer, nesse caso, deve haver um plano de emergência, considerando todos os cenários possíveis e estratégias para remediação do risco.

Por fim, é no plano de emergência que são contidas todas as rotinas operacionais para o tratamento, localizações de kit de emergências ambientais e pessoas responsáveis por cada cenário. O documento deve ser atualizado com frequência, ser do conhecimento de todos os funcionários e estar disponível em local de fácil acesso.

 

https://aguadoceambiental.com.br/sua-empresa-sabe-como-prevenir-acidentes-ambientais/

http://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Acidentes-Ambientais

http://www.ibama.gov.br/emergencias-ambientais

https://www.camara.leg.br/noticias/625159-cientistas-propoem-acoes-para-evitar-novos-desastres-ambientais/


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!