Loader
ambiente

Brasil é líder mundial na reciclagem de latinhas de alumínio.

16 / 06 / 2020 Fique por Dentro

Você já parou para pensar em qual o destino daquela latinha de refrigerante no lanche do meio da tarde ou da cerveja do fim de semana?

O uso de latinhas metálicas para envasar bebidas se difundiu no fim dos anos 1990, até lá tínhamos o hábito do vidro, do recipiente retornável. Grande parte do que geramos volta ao processo de reciclagem, garantindo bons números nesse quesito para nosso país.

A cada 100 latinhas que geramos, 97 serão recicladas no Brasil, garantindo a liderança mundial no setor de reciclagem desse item, que fica perto de 70% no resto do mundo. Por ser um metal de valor agregado, sua compra e venda gera, ainda, renda para milhares de pessoas.

Quantas latinhas são fabricadas por ano?

Somente em 2017, foram colocadas em circulação 303.900 toneladas de latinhas colocadas nas gôndolas de mercados e geladeiras de bares e restaurantes.  Desse total, 295.800 toneladas voltaram a ser recicladas e tendo um índice de perda muito pequeno. Há muitos anos o Brasil está na liderança da reciclagem de latinhas de alumínio.

Entenda quais os benefícios para você continuar separando esse material:

  • Em menos de 30 dias a latinha pode ser comprada, usada, reciclada e voltar ao supermercado;
  • A reciclagem do alumínio utiliza apenas 5% da energia elétrica para a produção do alumínio a partir de minério;
  • 95% menos gases de efeito estufa são emitidos no processo de reciclagem;
  • Cada quilo de alumínio reciclado economiza 5 quilos de bauxita, minério base para o alumínio primário;
  • O alumínio pode ser reciclado infinitamente;
  • 75% de todo o alumínio já produzido continua em uso.

Como é o processo de produção do alumínio até chegar na latinha?

O alumínio é um material de múltiplos usos, poucas perdas no processo produtivo, com pouca energia pode ser reciclado e com valor atraente para venda e reaproveitamento. Tudo isso gera um cenário ideal para estimular muito o reutilização deste material.

Ele é encontrado no minério bauxita como matéria prima, em uma concentração de 15 a 25%.  Estima-se que as atuais reservas de bauxita sustentem mais de 100 anos de extração, se mantidos os ritmos atuais.

O minério passa por processos de beneficiamento, como refinação, extrusão e laminação. Após todo esse processo, as impurezas da bauxita são eliminados e o alumínio é fornecido para a indústria em forma de lâminas, que variam de 60 mm a 2 mm. Podendo ser trabalhados até atingirem espessura de 0,006 mm, mantendo suas propriedades físicas.

Depois de todos estes processos, o alumínio pode ser aplicado em diversas funções, entre elas a fabricação de recipientes para bebidas, as nossas latinhas.

Tão importante quanto o alto índice de reciclagem do alumínio, é a consciência que tudo isso começa com o descarte correto do resíduo na lixeira de recicláveis. Isso garante uma menor necessidade de extração de matéria-prima e menor impacto ambiental.

Pequenas atitudes podem mudar o futuro do nosso planeta. Compartilhe essa ideia com a sua rede social e vamos juntos trilhar um novo caminho para as próximas gerações!


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!