Loader
ambiente

Certificações ambientais: como auditorias independentes validam práticas sustentáveis?

02 / 05 / 2024 A Eco Response

A busca por práticas sustentáveis vem crescendo nos últimos anos. Consumidores buscam por produtos e marcas que tenham as melhores práticas ambientais e sociais, empresas trabalham para demonstrar o impacto positivo que trazem às comunidades e governos regulam e estabelecem padrões mínimos para comunicações e certificações ambientais para evitar o greenwashing.

Todos os atores do mercado procuram validar e fortalecer suas boas práticas e, uma das melhores formas para atestar esses compromissos é através das certificações ambientais.

As certificações ambientais são uma prática importante e relevante que serve para mensurar o compromisso de uma marca ou empresa com práticas sustentáveis e responsáveis. Tais selos demonstram o quanto uma empresa está adequada à legislação ambiental, desde a compra da matéria-prima, disposição de resíduos, passando por toda a cadeia produtiva.

A maior parte das certificações do mercado são estabelecidas por meio de uma norma com pré-requisitos e uma auditoria de terceira parte independente. As avaliações de terceira parte independente são processos de avaliação externa realizados por entidades imparciais com relação às empresas. O objetivo das auditorias é verificar se uma organização está em conformidade com determinados padrões, regulamentos, legislações ou requisitos estabelecidos por uma entidade externa.

Dentre as principais certificações ambientais que atestam práticas sustentáveis estão:

  • ISO 14001: é uma certificação que avalia o sistema de gestão ambiental de uma empresa. Ela auxilia as organizações a identificar, controlar e reduzir seu impacto no meio ambiente, promovendo a sustentabilidade em suas operações.

  • FSC (Forest Stewardship Council): o selo FSC atesta que materiais como madeira bruta, lenha, móveis e papel foram produzidos de maneira sustentável, desde sua extração até sua venda.

  • LEED (Leadership in Energy and Environmental Design): O LEED é aplicável a empreendimentos de construção e visa demonstrar a qualidade ambiental. Ele exige o controle do projeto em todas as fases da obra e usos do empreendimento.

  • Produto Orgânico Brasil: esse selo é aplicável à agricultura orgânica, esse certificado garante que o produto agrícola não sofreu nenhuma intervenção química, como o uso de agrotóxicos e fertilizantes artificiais.

  • Programa Brasileiro GHG Protocol: metodologia que auxilia empresas e organizações a calcularem a sua emissão de carbono e é relevante para empresas que buscam minimizar seu impacto climático.

Essas certificações trazem benefícios como melhoria de imagem, redução de custos, aumento de eficiência e diferencial competitivo no mercado. Cada um desses selos possui critérios específicos, permitindo que as empresas escolham as que melhor se alinhem aos seus valores e políticas de sustentabilidade.

 

Referências:

Práticas Sustentáveis Para Empresas: Exemplos, Como Adotar (genyo.com.br)

Certificações sustentáveis: como posso adquirir? - Sebrae

O que são certificações sustentáveis para empresas? Descubra (cobli.co)

Certificações Ambientais: conheça as principais certificações nacionais e internacionais (cte.com.br)

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!