Loader
ambiente

Cidades Resilientes: o que são e como iremos nos preparar para o futuro?

10 / 12 / 2021 Curiosidades

Você já parou para pensar em como nossas cidades mudaram nos últimos anos, como foi o desenvolvimento urbano nas últimas décadas e como isso tudo está intimamente associado à degradação ambiental?

O aquecimento global e as mudanças climáticas são responsáveis pelo aumento da frequência e da magnitude dos fenômenos naturais. Eventos como deslizamentos, tempestades e enchentes vêm sendo recorrentes no Brasil e no mundo, seja em sua frequência, como também em seu potencial de risco para as populações das cidades.

Pessoas, empresas e governos de locais urbanos, precisarão, cada vez mais, estar preparados para eventos climáticos extremos, consequências das mudanças climáticas provocadas pela ação humana. A isso damos o nome de cidades resilientes, aquelas com a capacidade de resistir às adversidades de modo ágil e seguro.

Conforme a Organização das Nações Unidas, as cidades resilientes são capazes de “resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se dos efeitos de um perigo de maneira tempestiva e eficiente, através, por exemplo, da preservação e restauração de suas estruturas básicas e funções essenciais”. Desse modo, caso um acidente ocorra, as cidades terão condições de minimizar grandes perdas.

Por mais que se possa prever a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos, não há modos de evitar seu acontecimento. É por isso que as cidades devem sempre implementar medidas preventivas, planejando e orquestrando como agir rapidamente em cenários de enchentes, temporais, deslizamentos de terra, reduzindo ao máximo a exposição da população a situações de vulnerabilidade climática.

 

Como promover a resiliência urbana?

Cidades resilientes devem buscar promover espaços de debates abertos à sua população. Canais de comunicação, espaços de discussão e trocas de opinião são essenciais para que problemas reconhecidos por moradores sejam levados em consideração no planejamento de medidas preventivas do local. Além disso, a tecnologia pode ser considerada como uma ferramenta de muita importância para garantir a segurança das cidades de maneira rápida caso algum problema ocorra a partir de câmeras e soluções integradas, por exemplo.

Confira algumas cidades que têm implementado resiliência no Brasil:

  1. Rio de Janeiro
  2. Campinas
  3. Belo Horizonte
  4. Minas Gerais
  5. Recife
  6. Porto Alegre

 

A campanha de Cidades Resilientes, criada pela ONU, levanta a discussão de como serão nossas cidades no futuro e como os cidadãos poderão contribuir com melhorias e identificação de pontos vulneráveis.

É preciso pensar além de obras físicas envolvendo a engenharia civil. Cidades resilientes são responsáveis por medidas preventivas que possam melhorar a qualidade de vida urbana, levando em consideração como a população vai usufruir de recursos hídricos, como áreas verdes podem proteger no controle da erosão e no fluxo das águas pluviais. Reduzir os riscos de possíveis eventos climáticos também diminui as desigualdades sociais, aumenta a geração de renda e auxilia no equilíbrio do meio ambiente.

 

https://bsa.com.br/blog/o-que-sao-cidades-resilientes/

https://blog-solucoes.engie.com.br/cidades-inteligentes/cidades-resilientes/

https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/protecao-e-defesa-civil/cidades-resilientes

https://www.cprm.gov.br/publique/Noticias/Cidades-resilientes%3A-conheca-iniciativas-Brasil-afora-para-tornar-a-vida-urbana-mais-segura-frente-as-mudancas-climaticas-6944.html

 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!