Loader
ambiente

Descarte e reaproveitamento de resíduos na indústria

22 / 07 / 2019 Soluções

Durante um bom tempo, a extração de substâncias minerais pela indústria era realizada a partir de técnicas e ferramentas bem simples, quase rudimentares, gerando uma quantidade de rejeitos no meio ambiente considerada desprezível. Por essa mesma visão, esses rejeitos acabavam sendo descartados de forma quase natural, diretamente em solos e rios, sem preocupação da indústria em fazer qualquer tipo de reaproveitamento desse material.

Com a Revolução Industrial, entretanto, não somente o desenvolvimento e o crescimento do setor aumentaram, mas a quantidade de rejeitos produzidos e descartados também. A partir do aumento dessa demanda, surgiu também a necessidade de remover esses rejeitos da área de produção para outros locais, geralmente próximos. E, para que pudessem ser depositados e contidos, surgiu a necessidade de construir barramentos e diques de contenção mais eficientes. Neste texto falaremos um pouco sobre os tipos de rejeitos e resíduos gerados pela indústria, seus efeitos no meio ambiente e a importância em fazer seu descarte ou reaproveitamento de forma correta e responsável. Confira.

Tipos de resíduos e seus efeitos

O primeiro passo para entender a importância da ação a ser tomada é entender a diferença entre resíduo e rejeito. Enquanto o primeiro pode ser reaproveitado e até mesmo utilizado como matéria-prima, o segundo é tudo aquilo que não tem possibilidade de reaproveitamento, apenas de descarte. Sendo compostos de basicamente toda a sobra da produção industrial que não pode ser descartada sem algum tipo de controle ou especificação, qualquer um dos dois podem ter em sua composição algo nocivo ao meio ambiente, trazendo consequências até mesmo para a saúde pública.

Entre os exemplos mais comuns de resíduos, estão cinzas, iodos sólidos, óleos, plásticos, madeira, fibras, vidros e borracha. Na indústria, existem alguns rejeitos considerados perigosos para o meio ambiente, como solventes, gases tóxicos e rejeitos líquidos e sólidos com produtos inflamáveis, podendo transtornos como a poluição de recursos hídricos, a contaminação do solo e a destruição da camada de ozônio.

No Brasil, em um curto período de tempo, ocorreram várias rupturas de barragens no país, sendo as de Mariana e Brumadinho as que mais se destacaram. Quando falamos em atividade minerária, uma barragem de rejeitos existe para fazer a contenção de líquidos e sólidos, sejam em suspensão ou livres. Por isso e por toda a sua importância para a segurança do local e das pessoas, espera-se sempre que o material seja de qualidade e ideal para o serviço, uma vez que deve ser resistente a todos os tipos de químicos, evitando seu rompimento e muitas vezes contribuindo para o aproveitamento do resíduo.

A importância do reaproveitamento

Apesar de ser uma sobra, muitas vezes o resíduo pode ser aproveitado e reutilizado para outro fim, inclusive como matéria-prima. Buscar soluções de absorção desses resíduos, por exemplo, pode ser a opção ideal. Materiais sólidos ou líquidos, como areia ou lama, podem ser utilizados como destino para a produção de ladrilhos hidráulicos, por exemplo, além de blocos pré-moldados, pigmentos para tintas, artefatos cerâmicos, sais férricos, entre outros produtos.

Entretanto, alguns resíduos não poderão ser reaproveitados, servindo apenas a opção de descarte, que deve ser feito da forma mais responsável possível, geralmente por meio da solidificação do resíduo para transporte, uma vez que o transporte de resíduos líquidos é proibido por lei em boa parte do país. Por isso, cada situação deve ser pensada de forma única, e ter a informação e os recursos necessários para cada tipo de solução é essencial.

Como a Eco Response pode ajudar?

Além de técnicas de absorção, como já citado, a Eco Response é especialista em soluções inteligentes para descarte, transporte, solidificação ou contenção de resíduos, sempre pensando na melhor opção para o meio ambiente e também para o negócio do nosso cliente. Para saber como ser responsável ecologicamente e ainda conseguir o melhor retorno financeiro para sua empresa, clique aqui e conheça os serviços que a Eco oferece.


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!