Loader
ambiente

Festas de fim de ano: quais as consequências dessas datas?

16 / 12 / 2021 Curiosidades

Fim de ano é época de finalizar trabalhos, festejar com amigos, estar em família, trocar presentes de Natal e curtir as férias. Essas são práticas muito comuns em nosso estilo de vida durante esta época do ano. Quem não gosta de Natal, de estar com a família e celebrar as conquistas alcançadas?

Todos os pensamentos relacionados a esses momentos nos trazem uma ideia de fartura: mesas com grandes ceias, pinheiros de natal lotadas de presentes e muita espumante na virada de ano. Mas passado o Natal e o ano novo, qual será a conta ambiental deixada ao planeta por toda a fartura?

 

O aumento de consumo está relacionado com o aumento do impacto.

Pense em quantas vezes você vai às compras – virtual ou presencialmente – nesta época do ano. Certamente bem mais que nos demais meses. Dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), estimam que o consumo médio das famílias brasileiras aumenta 5% ao mês nos últimos meses do ano. Isso é reflexo da injeção financeira do décimo terceiro salário e férias dos trabalhadores brasileiros. Mais dinheiro é significado de mais compras.

E o que isso acarreta? Maior produção de lixo!

Os dias de maior recolhimento de resíduos sólidos domiciliares são véspera de Natal e véspera de ano novo, com um aumento estimado de até 20% apenas no mês de dezembro. Porém, pesquisa realizada em 2019 pela Radar Pesquisas, mostra que 73% dos brasileiros se incomodam com a produção de lixo nesta época do ano: sacolas, embalagens de presente, restos de alimentos e enfeites. E, segundo a mesma pesquisa, 86% dos consumidores consideram útil e um diferencial oferecer embalagens recicladas.

Os aumentos de fim do ano não param por aí. Para dar conta de tanto consumo no comércio e serviços, o setor energético também é mais demandado nessa época do ano. Natal e Ano Novo coincidem com o período mais quente do ano: o verão. O calor e as altas temperaturas exigem maior demanda de eletricidade, seja para o atendimento de indústrias e comércio, como também para o uso do ar-condicionado.

Em dezembro do ano passado, o consumo de energia elétrica aumentou mais de 3%, se comparado com dezembro do ano anterior. E, se comparado com novembro do mesmo ano, o número é ainda maior. Tudo isso demanda acionamento de usinas hidrelétricas, solares, eólicas, termelétricas e consequentemente a emissão de gases de efeito estufa aumenta. Fato que se dá principalmente pelo acionamento de usinas a carvão.

Como pudemos ver, todos os nossos hábitos influenciam na conta que pagamos, não apenas no fim do ano, mas ao longo dos outros meses. Saber usar nossos recursos naturais com cuidado e não desperdiçar alimentos, água, energia e demais produtos pode ser a chave para que o fim do ano seja mais sustentável e menos oneroso ao meio ambiente.

 

https://noticiasconcursos.com.br/consumo-das-familias-brasileiras-subiu-quase-5-no-ultimo-mes-outubro/

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/geral/produ%C3%A7%C3%A3o-de-lixo-em-porto-alegre-aumenta-desde-o-in%C3%ADcio-do-isolamento-social-1.432348

https://radardofuturo.com.br/73-dos-brasileiros-se-incomodam-com-o-lixo-do-natal/

https://jornalzonasul.com.br/natal-e-tempo-de-presentear-nao-de-produzir-muito-lixo/

https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/equilibrio/atitudes-simples-podem-diminuir-o-impacto-das-festas-de-final-de-ano/

https://www.greenme.com.br/informarse/lixo-e-reciclagem/64208-natal-ambiental-como-reduzir-o-impacto-das-festas/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-01/inmetro-alerta-sobre-economia-de-energia-eletrica-no-verao

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil-aumentou-em-121-emissoes-de-co2-por-uso-de-termeletricas-em-2021/

https://canalenergia.com.br/noticias/53195616/consumo-aumenta-e-a-previsao-para-dezembro-e-de-alta-de-09

https://www.trinityenergia.com.br/2021/01/11/consumo-de-energia-eletrica-em-dezembro-de-2020-cresceu-33-na-comparacao-anual/


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!