Loader
ambiente

Ser sustentável custa caro? Você pagaria a mais por produtos que tenham menos impactos ambientais?

21 / 07 / 2020 Curiosidades

Temos a impressão que todo o produto que tenha uma aposta em produção sustentável custe mais caro devido ao seu processo produtivo mais elaborado e menos impactante.

Nem sempre é preciso pagar mais por um produto ou serviço, ele pode ter o mesmo valor e, ainda, ter até uma durabilidade maior.

O que é produção sustentável?

A definição do Ministério do Meio Ambiente é para um processo que incorpora no seu ciclo produtivo técnicas para que os efeitos ambientais e sociais sejam levados em consideração, reduzindo o impacto ambiental, consumo de recursos naturais e, por consequência, causando  resultados sociais e econômicos positivos.

A empresa IBM (International Business Machines Corporation) divulgou pesquisa realizada pela National Retail Federation, onde questionou mais de 19 mil consumidores sobre os seus comportamentos de compra. Dos entrevistados, 70% deles se demonstraram dispostos a pagar até 35% mais por produtos, bens ou serviços considerados sustentáveis, o que leva as marcas a buscarem cada vez mais alternativas transparentes quanto aos seus processos. 

Mas por que a disposição de pagar a mais não se reflete totalmente em números?

A principal barreira para que as empresas adotem práticas ambientalmente responsáveis são os aumentos de custos para o aperfeiçoamento de processos produtivos ou substituição de matérias-primas. Números mostram que mesmo um aumento de 10% no preço final do produto causa desconfiança dos consumidores e mesmo queda nas vendas.

Exemplo disso aconteceu com a marca de adesivos “Super Bonder”, que adotou mudança de fórmula da cola e elevou o seu custo. Para conter a queda nas vendas, foi necessário amplo trabalho de conscientização com os consumidores e absorver parte da diferença de preço, o que deu resultado e as vendas aumentaram.

Alguns produtos são reconhecidamente mais caros e os consumidores estão dispostos a pagar por isso.

Um exemplo disso são os produtos orgânicos, que são produzidos sem o uso de agrotóxicos e buscam uma produção com equilíbrio ambiental. Embora representem apenas 1% dos alimentos produzidos no Brasil, a cada ano seu consumo aumenta 15%, conforme dados da Dados da Associação de Promoção da Produção Orgânica e Sustentável.

A produção de alimentos orgânicos ainda é tímida em nosso país, frente ao potencial que possui. Na produção de verduras, frutas e legumes orgânicos existe o cuidado com a adubação da terra para evitar o uso de adubos químicos. Muitas variedades de alimentos são produzidas juntas para que haja o equilíbrio entre pragas e predadores, não sendo utilizados inseticidas.

Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, em alguns locais a produção e consumo de produtos orgânicos está aumentando. Como as pessoas estão mais tempo em casa, acabam por preparar suas próprias refeições e entendem o papel de uma alimentação saudável como forma de aumentar a imunidade.

Sustentabilidade ainda é uma palavra que estamos assimilando em nosso cotidiano, já é um termo que estamos acostumados a ler e ouvir, mas ainda é necessário que seja mais praticada, inclusive na hora de nossas compras.

Como você pratica o consumo sustentável no seu dia-a-dia? Compartilhe este conteúdo para gerarmos essa discussão entre as pessoas. 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!