Loader
ambiente

Controle biológico como alternativa ao uso de agrotóxicos

20 / 04 / 2022 Curiosidades

O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, mas também é um dos maiores consumidores de defensivos agrícolas. E nesse cenário de necessidade de aumentar a produtividade das áreas agrícolas sem a necessidade de derrubar florestas e ter cada vez mais uma agricultura sustentável, com menos uso de agroquímicos, o controle biológico de pragas é uma alternativa para esses desafios.

 

O controle biológico, como o próprio nome diz, é um fenômeno pelo qual um agente biológico (vírus, bactérias, fungos, insetos ou ácaros) regula e controla a mortalidade de pragas agrícolas de forma natural. Assim preservando as plantas e agindo somente nos agentes que causam desequilíbrio biológico nas culturas.

Usar essa forma de combater pragas com organismos vivos é uma atividade com potencial de expansão muito grande no Brasil, embora ainda dê os primeiros passos, a alternativa é vista com bons olhos por pesquisadores e produtores rurais. Estima-se que cerca de 7 milhões de hectares de lavouras usem métodos de controle biológico, muito pouco, perto dos mais de 63 milhões de hectares cultiváveis. O uso do controle biológico é um aliado dos produtores rurais, apresentando ganhos ambientais, financeiros e produtivos em relação aos inseticidas tradicionais.

 

Conheça alguns dos tipos de controle biológico:

  1. Predadores: um dos métodos mais comuns é o uso de predadores para combater diferentes estágios de vida de pragas. Podem ser usados em diferentes organismos.Os animais predadores podem combater a própria espécie ou espécies diferentes de pragas, levando a uma diminuição da população, o que não necessita a aplicação de inseticidas.
  2. Parasitóides: os parasitas são organismos que usam hospedeiros para completar o seu ciclo de vida. Os insetos, principalmente, são usados nesse tipo de controle e ao parasitar uma determinada espécie causam a morte ou impedem a reprodução das pragas.
  3. Patógenos: método pelo qual as pragas são contaminadas por uma doença causada por um vírus ou bactéria e que causa a morte e redução da população da praga nas lavouras.

Quais são os benefícios do controle biológico na agricultura?

  • Menor uso de produtos químicos;
  • Diminui a poluição ambiental;
  • Evita o aumento de pragas resistentes;
  • Não contamina solo, água e os alimentos;
  • É uma alternativa para a agricultura orgânica.

https://www.embrapa.br/tema-controle-biologico/sobre-o-tema

https://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/579269-controle-biologico-como-alternativa-ao-consumo-excessivo-de-agrotoxicos-entrevista-especial-com-jose-roberto-parra

https://revistapesquisa.fapesp.br/inseto-contra-inseto/

https://agencia.fapesp.br/cientistas-aliam-nanotecnologia-e-produtos-naturais-para-combater-pragas-agricolas/32067/

 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!