Loader
ambiente

Crime ambiental: a importância das leis de proteção

13 / 09 / 2019 Fique por Dentro

Já falamos um pouco aqui no blog da Eco Response sobre crimes ambientais e os seus impactos tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade, além de serem nocivos também para o desenvolvimento das empresas responsabilizadas, sejam elas grandes ou pequenas. É fato que o meio ambiente é fundamental para a existência humana. Afinal, todas as nossas necessidades mais básicas dependem da natureza para ocorrer, seja ao respirarmos ar puro, alimentarmos nosso organismo ou hidratarmos nosso corpo. Além disso, vivemos na natureza, moramos na natureza e fazemos parte do grande ecossistema que é o planeta.

E para que a importância de se pensar sobre essas leis de proteção fique ainda mais clara, no texto de hoje vamos falar sobre a legislação ambiental brasileira e porque ela é tão necessária para evitar esses crimes. Continue conosco.

Entenda o que é crime ambiental

Um crime ambiental consiste em toda e qualquer ação que resulte em danos a saúde, fauna, flora, recursos naturais ou patrimônio cultural, entre outros.

Por isso, além de ser o básico para a sobrevivência da vida na terra, leis que protejam esse patrimônio imensurável são necessárias para manter nossa própria sobrevivência enquanto seres humanos. É por isso que a Constituição Federal, no seu art. 225, consagra o meio ambiente como um direito de todos nós, proporcionando um ambiente sadio.

Assim, cabe à conhecida Lei 9.605/98 a responsabilidade de aplicar sansões penais e administrativas derivadas de atividades e condutas inadequadas e nocivas ao planeta. Seu principal objetivo é a reparação dos danos causados por qualquer tipo de crime ambiental, sendo a maioria de seus dispositivos criada e voltada para esse fim.

Por que leis de proteção são necessárias?

Apesar de ser consenso que a natureza deve ser preservada, muitas ações de grandes poluidores acabam sendo extremamente nocivas para o meio ambiente, seja a partir do descarte incorreto de resíduos, do transporte de rejeitos líquidos de forma irresponsável ou até mesmo com vazamentos como o de petróleo, por exemplo.

Por isso, as leis de proteção atuam no sentido de regulamentar essas práticas e guiar os empresários na realização de práticas responsáveis e parceiras do meio ambiente. Além de proporcionarem essa diretriz, elas também servem para evitar que ações irresponsáveis sejam tomadas sem que hajam consequências, sendo repetidas de novo e de novo.

O problema é que nem sempre a prevenção é suficiente, e a necessidade de produtos eficientes e pensados exclusivamente para evitar qualquer possibilidade de crime ambiental é cada vez maior. Para isso, a Eco Response oferece soluções exclusivas como absorventes para vazamentos, solidificadores de resíduos, tanques flexíveis e barreiras de contenção. Tudo para auxiliar ainda mais sua empresa a ter maior segurança na sua operação e causar cada vez menos impacto negativo no planeta.

Quer receber conteúdos sobre absorção e contenção de vazamentos, descarte correto de resíduos líquidos e curiosidades ambientais? Clique aqui e saiba mais!


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!