Loader
ambiente

Desperdício de alimentos: você conhece os impactos e sabe como evitá-lo?

30 / 06 / 2021 Curiosidades

Você já parou para pensar em como as suas compras semanais no mercado podem contribuir para o desperdício de alimentos no mundo? Ou então como as sobras de refeições e ingredientes poderiam ser reaproveitados, gerando economia de dinheiro, menos alimentos sendo desperdiçados e ainda por cima evitando o aquecimento global?

Dados alarmantes do relatório “Índice de Desperdício de Alimentos 2021”, indicam que em 2019 foram desperdiçados 931 milhões de toneladas de alimentos. Ou seja, 17% da produção total de alimentos do mundo foram para o lixo.

Segundo estudos da ONU, cerca de 60% do desperdício de alimentos ocorre em nossas próprias casas, seja no não aproveitamento total de partes de legumes, frutas e carnes, mas também pelo planejamento na hora de fazer as compras. Sabe aquela banana que passou dias na fruteira, ficou preta e depois foi para o lixo? Ou aquela sobra de almoço, que ficou dias na geladeira e estragou? Esses são exemplos práticos de como podemos e devemos evitar o desperdício de alimento.

Além de grandes taxas de desperdício familiar, somente 26% das perdas vêm do setor de serviço de alimentos, como restaurantes, hotéis ou estabelecimentos de ensino. E 13% tem origem no comércio, como supermercados, fruteiras e feiras livres. Nesses índices, não são calculadas as perdas provenientes da colheita e transporte, e sim aquelas a partir do momento que o alimento chega nas gôndolas do supermercado.

A cada ano, 1,2 trilhão de dólares são desperdiçados com o mau aproveitamento dos alimentos, o que corresponderia a quase R$880 reais por pessoa em um ano de desperdício. Isso equivale a mais de R$2 por pessoa em um dia sendo jogados fora e não alimentando quem mais precisa, causando insegurança alimentar.

Além disso, essa perda de alimentos não aproveitados também influencia em outros impactos. Segundo a ONU, estima-se que entre 8% e 10% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) estão associadas a alimentos que não são consumidos.

Mas como podemos contribuir?

  • Faça sua lista de compras antes de ir ao supermercado e evite compras por impulso;
  • Busque informações de como aproveitar todos os componentes de um alimento (talos, cascas e folhas);
  • Utilize do potencial dos alimentos. Cascas de cítricos (limão, laranja) e borra de café podem ser usados como repelente natural de moscas e mosquitos, por exemplo;
  • Realize compostagem dos seus resíduos orgânicos e a coleta seletiva dos resíduos recicláveis. Mesmo pequenos ambientes como casas ou apartamentos podem ter uma composteira individual;

Evitar o desperdício de alimentos é possível durante toda a sua cadeia de produção. Precisamos optar pela conscientização para que possamos mudar de hábitos e contribuir com impactos positivos no sistema alimentar!

 

Saiba mais em:

https://www.oseudinheirovalemais.com.br/15-receitas-com-cascas-e-talos-de-frutas-legumes-e-verduras/

https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/noticia/2020/07/10-receitas-para-reaproveitar-sobras-de-comida-na-geladeira.html

https://exame.com/mundo/desperdicio-de-alimentos-no-mundo-pode-aumentar-30-ate-2030/

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56377418

https://www.istoedinheiro.com.br/fome-no-mundo-e-desperdicio-na-mesa/


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!