Loader
ambiente

Dia da Sobrecarga da Terra: consumimos como se tivéssemos 1,6 planetas.

17 / 09 / 2020 Fique por Dentro

Dia da Sobrecarga de Terra ou Overshot Day é a data que marca o momento do ano que consumimos todos os recursos naturais renováveis, que a terra é capaz de repor no prazo de 1 ano.

Esse ano a data aconteceu no dia 22 agosto, 3 semanas mais tarde do que em 2019, contrariando uma tendência histórica de adiantar a data a cada ano. Em 2020, o dia da sobrecarga de recursos atrasou em mais de 20 dias devido à pandemia de Covid-19 e ao novo padrão de consumo de que tivemos que adotar.

Com o isolamento social, usamos menos combustíveis fósseis, emitimos menos gases de efeito estufa, consumimos menos produtos florestais. Tudo isso é levado em conta para calcular corretamente qual a data que passamos a viver no déficit ambiental com nosso planeta.

Como a data é calculada?

A data é calculada desde o ano de 1970 pela organização Global Footprint Network, que calcula o dia baseado na Pegada Ecológica de vários países e a Biocapacidade Ecológica. Com esses dados somados, chegamos ao impressionante número de que precisaríamos de 1,6 planetas para nos atender com toda a demanda de recursos que temos.

Nossa pegada ecológica ficou 9,6% menor neste ano, veja como foi a pressão sobre alguns serviços ambientais:

  • Emissão de carbono caiu 14,5% - dados da Agência Internacional de Energia são as fontes de dados para cálculo das emissões de carbono, que são separadas em diferentes categorias.
  • Demanda por produtos florestais e madeira reduziu 8,4% - a avaliação de impacto na pandemia e no consumo de madeira e demais produtos florestais é baseado em imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e que demonstra os níveis de desmatamento da Amazônia e de números da indústria florestal canadense.
  • Necessidade de alimentos ficou estável – o fornecimento de alimentos no mundo foi substancialmente afetado com pandemia, aumentando principalmente o desperdício de alimentos na população mais pobre, entretanto dados da Global Footprint Network demonstram estabilidade na demanda.

Como podemos diminuir a pegada ambiental e a pressão sobre recursos naturais?

  • Dê preferência para transportes alternativos e coletivos como ônibus, bicicletas e compartilhamento de caronas;
  • Se tiver que usar o seu carro, faça a manutenção em dia, pois diminui o consumo de combustível;
  • Use embalagens retornáveis;
  • Faça a separação dos seus resíduos corretamente e estimule a coleta seletiva;
  • Apoie a agricultura familiar e produtos orgânicos;
  • Observe o selo Procel de eficiência energética dos eletrônicos e prefira os mais econômico. 

Compartilhe esse conteúdo com mais pessoas para disseminarmos informações e hábitos sustentáveis. 

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!