Loader
ambiente

Dia do Consumo Consciente

15 / 10 / 2020 Fique por Dentro

O dia 15 de outubro é marcado como o dia do consumo consciente no Brasil. Instituído pelo Ministério do Meio Ambiente em 2009, a data busca ser um momento de reflexão sobre nosso consumo de recursos naturais e sobre como podemos diminuir a pressão sobre eles, repensando nossas compras, consumo e descartes.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Vinculados à Agenda 2030, da Assembleia Geral das Nações Unidas, os 17 ODS são objetivos públicos assumidos pela comunidade mundial com metas a serem alcançadas até o ano de 2030. Se desdobram em 17 objetivos e 169 metas, a fim de buscar um equilíbrio econômico, social e mundial para que todos possam ter suas necessidades atendidas de forma equilibrada.

O objetivo 12 reflete a busca pelo consumo consciente “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis” e a mudança nos padrões de consumo são necessários para diminuirmos a nossa pegada ecológica dos nossos produtos e serviços. Entre as metas estão a redução pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial; alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos; e reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso; entre outros.

Este ano, o Dia da Sobrecarga de Recursos foi 3 semanas mais tarde, devido à pandemia de Covid-19, mesmo assim seguimos consumindo como se tivéssemos 1,6 planetas terra, usamos mais serviços ambientais do que o planeta consegue repor em 1 ano.

Como ser mais consciente em nosso cotidiano?

Abaixo são listados pequenos comportamentos de consumo de nosso dia a dia, que podem diminuir nossa pegada ecológica:

  1. Separe seus resíduos em casa, mesmo que não haja coleta seletiva;
  2. Use sempre as folhas de papel de ambos os lados;
  3. Feche a torneira ao escovar os dentes e lavar a louça;
  4. Faça reuso da água da máquina de lavar roupa;
  5. Compartilhe carona e faça manutenção preventiva no seu carro (consome menos combustível e emite menos gases de efeito estufa);
  6. Desligue aparelhos eletrônicos e lâmpadas quando não estiver em uso;
  7. Planeje suas compras de alimento e roupas, evite compras por impulso;
  8. Opte por produtos feitos com material reciclado;
  9. Estimule a agricultura familiar e alimentos orgânicos;
  10. Esperar os alimentos esfriarem antes de guardar na geladeira.

O primeiro passo que temos que dar é pensar se realmente precisamos desse produto ou serviço e como podemos colaborar para uma sociedade equilibrada e que possa atender as necessidades das próximas gerações.


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!