Loader
ambiente

Economia de água no verão: quais os grandes vilões do consumo doméstico?

21 / 01 / 2021 Fique por Dentro

Verão, temperaturas altas e calor. Tudo isso é realidade no período em que vivemos - a estação mais quente do ano. Nada mais relaxante do que um banho de piscina ou uma ducha no fim do dia. Mas você já reparou que sua conta de água aumenta no verão? Saiba quais são os principais vilões do desperdício de água e aprenda como economizar. 

A água é muito comum em nosso cotidiano - ela está presente em todo o nosso mundo como também em nossos corpos. Cerca de 71% da superfície do planeta Terra é composta por água da mesma forma que nossos corpos são formados por 70% do líquido essencial da vida. 

Dados da ONU indicam que cada pessoa precisa de 110 litros de água para suprir suas necessidades básicas diárias de higiene, saúde, alimentação e hidratação. Entretanto, nem todos possuem acesso à água tratada e de qualidade. No Brasil, cada habitante consome 154 litros de água, 40% a mais do que o recomendado. 

O aumento de temperaturas também está associado a períodos de baixo volume de chuva em alguns anos, cenário que parece cada vez mais comum por conta das mudanças climáticas. Políticas públicas são direcionadas, reservatórios são criados, a água é armazenada mas, com poucas chuvas, a melhor saída ainda é a economia. 

Vamos ver quais são os principais vilões do desperdício e como mudar alguns hábitos:

1. Vazamentos: esses são os principais motivos do desperdício de água em uma casa. Uma torneira pingando pode gastar até 40 litros de água em apenas um dia. Certifique-se que todas as torneiras e todos os registros estejam bem fechados e com sua vedação em dia. 

2. Chuveiro: esse é um dos campeões de consumo de água em uma casa. Um banho de 15 minutos pode consumir até 243 litros de água e, se reduzido para 7 minutos, por exemplo, são poupados quase 130 litros. Em uma casa com duas pessoas, com apenas um banho por dia, a economia chega a 7.776 litros de água em um mês.

3. Vaso sanitário: uma bacia sanitária com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros por descarga. Veja se o seu sanitário não apresenta vazamentos, hoje em dia já existem opções com caixas que gastam apenas 6 litros de água por acionamento.

4. Lavagem de carros e calçadas: lavar carros ou calçadas com a torneira aberta é um dos grandes meios de desperdício em nossas casas. Isso pois apenas 15 minutos podem consumir até 280 litros de água. Experimente lavar o carro com um balde, a economia pode chegar a mais de 200 litros. As calçadas, por sua vez, podem ser limpas apenas com a utilização de uma vassoura, sem o uso de água. 

Cada vez mais teremos que abrir os olhos para o uso consciente dos recursos naturais. A água é um bem finito do qual precisamos consumir com cuidado. Por meio de atitudes simples do dia a dia, conseguimos evitar o desperdício, baixar a conta de água e garantir a continuidade do acesso a esse bem. 

Gostou desse texto? Compartilhe esse conteúdo com mais pessoas e assine nossa newsletter para receber as novidades! 

 

Fonte: 

https://www.selecoes.com.br/economia/como-economizar-agua-e-deixar-a-conta-mais-barata-no-verao/

https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/brasileiro-consome-em-media-154-litros-de-agua-por-dia-aponta-onu 

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/02/veja-viloes-do-desperdicio-e-como-alcancar-20-de-economia-de-agua.html 

https://www.sanear.es.gov.br/publicacoes/view/id/36/dicas-para-evitar-o-desperdicio-de-agua-no-verao.html

 

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!