Loader
ambiente

Será possível produzir energia elétrica a partir do esgoto?

07 / 10 / 2021 Curiosidades

Esgoto ou efluente, pode ser definido como toda água oriunda dos processos industriais, residenciais e redes pluviais e para cada tipologia um tratamento diferente é indicado para se atingir o padrão de qualidade exigido nas legislações.

 

Você já pensou que os seus dejetos sanitários podem servir para a produção de energia?

Grande parte do esgoto brasileiro ainda não é tratado, levando à poluição de rios, lagos e mares. Em contrapartida, cada vez mais, especialistas buscam por alternativas sustentáveis de energia, que não comprometam gerações futuras. Por mais que a geração de energia através de esgoto pareça utópica e otimista, a opção apresenta grande potencial para tornar-se uma grande alternativa de energia limpa no Brasil.

 

Desde o final do século XIX, o biogás passou a ser coletado em estações de tratamento de esgoto na Inglaterra. No Brasil, para gerar energia através desses dejetos, as primeiras usinas foram instaladas em 2005, em caráter experimental. Nos últimos 5 anos, as mesmas vêm se multiplicando, porém ainda em ritmo lento. 

O mercado nacional de biogás, somente agora, passou a ganhar espaço como fonte de energia e seu potencial de crescimento no Brasil só tende a aumentar. Isso pois:

  • Apenas 45% do esgoto doméstico é tratado. Ou seja, 55% dos efluentes vão ser lançados diretamente no meio ambiente sem nenhum tratamento;
  • O clima tropical do Brasil facilita o processo, visto que não são necessários gastos energéticos para a manutenção das bactérias responsáveis pela decomposição da matéria;
  • O biogás também pode gerar biofertilizantes, necessidade do país;
  • A geração de energia acontece durante todo o dia, diferentemente de sistemas solares, por exemplo.

Entenda como o biogás é gerado a partir de efluentes:

  1. Primeiramente o esgoto passa por um processo de separação mecânica, um gradeamento separa resíduos sólidos da parte líquida, posteriormente, o lodo presente no efluente é separado por processos gravitacionais e separadamente é decomposto por bactérias presentes no esgoto. Nesse processo o biogás é liberado, composto principalmente por metano (CH4), esse gás que antes era queimado ou liberado na atmosfera contribui para o aquecimento global.
  2. Uma vez que o biogás é gerado, ele precisa passar por um processo de purificação, o metano precisa ser isolado dos demais gases, pois é esse o gás de interesse para a geração de energia elétrica, mas também pode ter outras aplicações como calor, combustível, reaproveitamento na planta e também interligação com tubulações de gás natural.

Apesar de sua contribuição na matriz energética brasileira ainda ser muito baixa, o potencial de geração de energia elétrica a partir do tratamento de esgoto é muito grande. O Brasil consumiu 474.231 GWh de energia elétrica em 2020, mas somente com o tratamento de efluentes domésticos, seria possível gerar 1,5 TWh de energia elétrica por ano (3 vezes mais do que consumimos anualmente).

A geração de energia através do biogás é uma alternativa sustentável comparada ao gás natural. Isso pois o gás metano liberado na decomposição da matéria orgânica é transformado em água e gás carbônico. Claro que o investimento não é barato, mas é uma possibilidade frente à necessidade de uma matriz energética mais diversificada e sustentável, contribuindo com o tratamento dos efluentes e ainda evitando o aquecimento global. 

 

http://2engenheiros.com/2018/07/10/energia-a-partir-do-esgoto/

http://www.ceisebr.com/conteudo/esgoto-que-se-torna-energia.html

http://h2oengenharia.com.br/pt/e-possivel-gerar-energia-a-partir-do-esgoto

http://etes-sustentaveis.org/geracao-energia-tratamento-esgoto/

 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!