Loader
ambiente

Mata Atlântica: qual a importância do bioma que concentra mais de 70% da população brasileira?

29 / 05 / 2020 Fique por Dentro

Desde 1500 as riquezas e encantamentos da biodiversidade das florestas tropicais brasileiras são mencionadas nos documentos oficiais do nosso país, inclusive tendo dado o nome ao nosso território: Brasil

Hoje mais de 140 milhões de pessoas vivem sobre o local onde originalmente se encontrava a maior floresta litorânea do continente, mas poucas pessoas sabem de sua história e importância.

No primeiro relato de Pero Vaz de Caminha, na carta sobre o descobrimento do Brasil, há relato sobre as esplendorosas belezas naturais e grande riqueza de animais e plantas, como nunca visto antes pelos navegadores portugueses.

Mais de 500 anos se passaram desde o primeiro contato europeu com a Mata Atlântica, este foi o primeiro bioma a ser impactado pelo nosso estilo de vida e hoje abriga mais de 70% da população brasileira, que vivem em mais de 3.400 municípios, em 17 estados.

A Mata Atlântica em números:

  • Cobria originalmente 15% do território brasileiro;
  • 20.000 espécies de plantas;
  • Mais de 2.000 espécies de vertebrados (mamíferos, peixes, répteis, aves e anfíbios);
  • Geração de 80% da produção econômica ocorre em seu domínio;
  • 1.191 unidades de conservação;
  • Resta apenas 7% da sua cobertura vegetal original.

Qual a importância da preservação da floresta?

A mata atlântica, assim como outras florestas, oferece os serviços ambientais que beneficiam diretamente toda sociedade, tais como:

- Abastecimento de água para população, agricultura e indústria;

- Produção de madeira, frutos, fibras e óleos;

- Regulação climática, estocando o carbono na forma de madeira;

- Proteção e habitat para flora e fauna;

- Manutenção de encostas, prevenindo enchentes.

A Mata Atlântica é considerada um dos “hotspot” de biodiversidade, uma das áreas com maior biodiversidade no planeta, sendo que 70% das espécies de árvores e quase 40% dos mamíferos são endêmicos desse bioma, ou seja, não ocorrem em nenhum outro lugar no mundo.

Compreender a importância sobre a conservação das florestas tropicais, ajuda a reforçar o papel da Mata Atlântica em nosso dia a dia, seja na água que bebemos, o oxigênio que respiramos ou a proteção em relação às mudanças do clima.

Gostou deste texto? Siga a Eco Response nas redes sociais e fique por dentro de curiosidades ambientais, proteção ao meio ambiente e atitudes de conscientização ambiental.


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!