Loader
ambiente

O que são metas de reciclagem e por que sua empresa precisa delas?

04 / 09 / 2019 Curiosidades

Quem acompanha as postagens da Eco Response sabe o quanto estamos empenhados em buscar soluções ambientais para apresentar os melhores benefícios para nossos clientes apresentando metas mais responsáveis. Na hora de pensar em uma produção ambientalmente responsável, que aumente o tempo útil dos recursos naturais e matérias-primas, algumas práticas estão sendo cada vez mais adotadas nas empresas. Uma das mais comuns, feita tanto de forma espontânea quanto para se adequar à legislação, são as metas de reciclagem, sobre as quais vamos falar no texto de hoje. Acompanhe!

 

O que são metas de reciclagem?

Uma coisa é certa: toda empresa gera resíduos. Seja o empresário que trabalha de casa ou a indústria que produz em escala, é natural que algum tipo de lixo, em maior ou menor grau, seja produzido. E com isso também vem a necessidade de descartar ou reciclar esse material para usos futuros. No último caso, além de ser uma decisão de mercado - afinal, matéria-prima reaproveitada significa maior rentabilidade, a reciclagem também é um importante posicionamento de uma empresa em direção à responsabilidade com o planeta, diminuindo o impacto ambiental causado pela sua atividade.

Geralmente, a meta de reciclagem de uma empresa é definida por setor, uma vez que alguns itens devem ser obrigatoriamente reciclados ou, por apresentarem um valor agregado bastante alto, também possuem meta de descarte 100%. Imagine, por exemplo, uma empresa de aço, que consegue aproveitar o resíduo da produção para aumentar seu volume de matéria prima. Mas, para que isso aconteça e gere maior rentabilidade, é preciso pensar na logística desse processo.

Em alguns casos, essa reciclagem é feita de forma arbitrária, dependendo da capacidade de cada gestor em encontrar soluções de reaproveitamento que sejam efetivas e façam sentido para a empresa. Uma boa forma de medir essa meta, estipulando-a de acordo com o resíduo produzido, é utilizar resultados e números já obtidos por outras empresas, inclusive concorrentes. A partir disso, basta entender o seu negócio para conhecer a sua real meta e aumenta-la a cada vez que for atingida, buscando sempre o custo-benefício da sua produção e, de quebra, tornando-se uma marca mais do que sustentável, parceira do meio ambiente.

 

Responsabilidade com o meio ambiente gera credibilidade

Um dos motivos, além dos já citados acima, para que uma empresa busque metas de reciclagem cada vez maiores, é a credibilidade conquistada a partir dessa atividade, refletindo na forma que o consumidor enxerga a marca e, claro, por consequência, no seu resultado. De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pela OpinionBox, 54% das pessoas dão preferência a marcas que adotam atitudes responsáveis com o meio ambiente, tanto em sua produção quanto em toda sua logística. Ou seja, mais da metade do público não está mais consumindo marcas que não pensam em soluções para reduzirem o impacto ambiental a partir da sua atividade. Motivo mais do que o suficiente para pensar no assunto, certo?

 

Criando metas ambientais dentro da empresa

Apesar das metas de reciclagem já serem realidade em muitas empresas há um bom tempo, nem sempre é fácil aplicar essa cultura dentro da realidade do dia a dia. Com prazos apertados e produções em grande escala, é preciso pensar em formas de tornar a prática o mais eficiente possível, entendendo sempre que o resultado não vem só em forma de rentabilidade, mas também no que diz respeito à mensagem que a marca quer passar ao seu público.

Por isso, o ideal é conversar com a equipe e traçar diretrizes e objetivos que estejam de acordo com essas metas. Somente com a visão de que a empresa realmente se importa com a causa é que os colaboradores também vão conseguir conectar-se com a ideia, instaurando, dessa forma, uma verdadeira cultura sustentável dentro da organização.

 

Se esse texto fez sentido para você, acesse nosso site e conheça as soluções que a Eco Response oferece para auxiliar empresas tanto na logística quanto no descarte. 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!