Loader
ambiente

Nascentes de rios e córregos já estão contaminados nas áreas urbanas?

11 / 05 / 2023 Fique por Dentro

Você já parou para pensar qual o córrego, arroio ou rio mais próximo de você? Pode ser na sua casa, na sua escola, faculdade ou trabalho. Muito provavelmente você pensou no rio que passa perto da sua casa e que forma grandes bacias hidrográficas no Brasil como Rio Tietê, Rio Pinheiros, Rio Guaíba, Rio dos Sinos, Rio São Francisco, Rio Uruguai e outros. 

Mas esses grandes rios são a minoria quando falamos em corpos d’agua, temos muitos riachos, arroios e córregos que passam muito perto de nós, dentro da nossa cidade e muitas vezes não nos damos conta da sua existência, seja por já estarem completamente desfigurados e serem tratados por valões, esgotos ou estarem abaixo do concreto e asfalto das cidades. Quase todas as cidades do nosso país são cortadas por pequenos corpos d’água despercebidos pela grande população.

Um exemplo disso é um trabalho realizado na cidade de São Paulo, que nos últimos 10 dias mapeou 800 rios sobre o concreto da cidade. São corpos d’água pequenos, com poucos quilômetros, alguns com centenas de metros, totalmente canalizados ou subterrâneos e que muitas vezes viram canais para escoar o esgoto doméstico e industrial. Todos esses rios não aparecem mais em mapeamentos geográficos e mapas, foram esquecidos e poucos sabem da sua existência.

A realidade do estudo na cidade de São Paulo pode ser aplicada a várias outras cidades. Já pensou que o valo ou esgoto que você passa todos os dias pode ter sido um rio que foi canalizado ou completamente poluído?  Muitas dessas nascentes e corpos d’água não nascem contaminadas por poluentes e substâncias químicas pesadas e lixo descartado incorretamente, mas poucos metros depois essa qualidade já é alterada. 

Recente estudo, publicado em 2020, analisou nascentes no estado de Minas Gerais e comparou a qualidade da água em regiões urbanas e áreas de preservação do estado. Todas as nascentes e corpos d’água localizados em unidades de conservação apresentaram ótima qualidade ambiental, já as nascentes que se localizam em áreas urbanas apresentaram qualidade ambiental boa, mas quase 15% dos córregos já apresentaram qualidade alterada na nascente nas áreas urbanas e conforme correm sofrem a ação humana.

As principais ameaças e contaminações dos corpos hídricos urbanos são o descarte incorreto de resíduos, despejo de esgoto doméstico e industrial sem tratamento e canalização. Todos esses fatores contribuem para a perda de qualidade ambiental dos rios, contaminação com agentes químicos e biológicos, alteração de fatores físico-químicos da água, além da alteração dos ecossistemas associados com a vida aquática e matas ciliares.

Estudos da Fundação SOS Mata Atlântica monitorou entre 2020 e 2021 a qualidade dos rios brasileiros e concluiu que 73% dos pontos monitorados no país apresentam qualidade de água regular, sendo os piores resultados em zonas urbanas. A qualidade da água, contaminação por esgotos, desmatamento e redução do oxigênio na água ocorre sempre numa velocidade maior do que o tempo necessário para a recuperação dos mananciais.

 

Referências:

https://www.estadao.com.br/sustentabilidade/a-amizade-que-nasceu-da-missao-de-mostrar-aos-paulistanos-que-existem-800-rios-sob-o-concreto/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-03/qualidade-da-agua-e-regular-em-73-dos-rios-brasileiros#:~:text=Uma%20an%C3%A1lise%20feita%20nos%20rios,%25)%20est%C3%A3o%20em%20boa%20condi%C3%A7%C3%A3o.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/11/03/nascentes-de-agua-podem-estar-em-areas-urbanas-e-precisam-de-cuidados.ghtml

https://revistas.ufrj.br/index.php/oa/article/view/26534/18488

https://globoplay.globo.com/v/7136960/?s=0s

 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!