Loader
ambiente

O que acontece com o seu pneu velho após ser trocado?

20 / 07 / 2020 Curiosidades

A cena é muito comum. Paramos no borracheiro ou mecânico e pedimos para fazer a troca dos pneus do nosso carro. Mas e depois disso, você já se perguntou o que é feito com os pneus velhos de carros, motocicletas e caminhões?

Qual o tamanho da frota de veículos do Brasil?

Primeiramente temos que pensar em quantos veículos automotores temos em nosso território. Dados de um relatório de 2018 do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, indicam que rodam hoje em nossas estradas:

  • 2 milhões caminhões
  • 15 milhões de motocicletas
  • 41 milhões de carros
  • 66 milhões é a frota total de veículos

Os pneus possuem vida útil média de 50 a 60 mil quilômetros de rodagem ou 5 anos de uso, posteriormente a isso deve ser trocado e descartado. O mercado brasileiro é o terceiro maior consumidor de pneus do mundo, ficando atrás apenas de China e Estados Unidos.

Dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos mostram que os fabricantes recolhem mais de 50 milhões de pneus de carros por ano e encaminham para descarte, o que é equivalente a mais de 10 milhões de carros de passeio.

Pneus e a logística reversa

Logística reversa é a prática de produção onde o produto inservível volta ao seu fabricante para ser reintegrado no processo produtivo, tendo assim menores gastos com a produção de um produto novo, menor uso de recursos naturais ou descarte adequado, de acordo com a tipologia de resíduo.

A Lei Federal 12.305/2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e um dos instrumentos dessa política foi a obrigatoriedade de fabricantes e distribuidores fazer a logística reversa com alguns itens, dentre eles os pneus. Então, quando trocamos o pneu do nosso carro, ele deve obrigatoriamente voltar ao seu fabricante.

O que acontece com o pneu depois que volta ao fabricante?

Dos milhões de pneus que são recolhidos anualmente, diferentes destinações podem ocorrer:

  • Coprocessamento – devido ao alto poder calorífico, cerca de 70% dos pneus são usados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras.
  • Asfalto – borracha – depois de moído o granulado de pneus pode ser adicionado à massa asfáltica, garantindo maior vida útil ao pavimento e menor ruído para quem trafega.
  • Artefatos de borracha – a borracha pode ser reutilizada em aplicações industriais, tapetes de carro e piso para quadras esportivas.
  • Laminação – nesse processo os pneus são cortados em lâminas e usados na indústria moveleira, solado de sapatos, dutos de água e outros.

Na próxima vez que for trocar o pneu do seu carro ou moto, sempre pergunte qual a destinação do pneu do seu carro. Pequenas atitudes possuem uma força de transformação incrível.

Gostou deste texto? Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos sobre consciência ambiental e proteção ao meio ambiente!

 


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!