Loader
ambiente

Quais aves podem ser bioindicadores de qualidade ambiental?

20 / 02 / 2024 A Eco Response

O Brasil é considerado o país com a maior biodiversidade animal do mundo, com milhares de espécies de mamíferos, aves, peixes, répteis, insetos e outros animais. Uma das ordens mais comuns são as aves, que podem ser encontradas em todos os continentes do mundo, de ambientes urbanos a rurais, praias a florestas, espécies silvestres e domesticadas.

Conforme dados do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, o Brasil possui 1.971 espécies de aves, das quais 236 estão ameaçadas, em diferentes graus de ameaça. Por serem encontradas nos quatro cantos do país e em todos os biomas, as aves podem ser avaliadas como espécies bioindicadoras de qualidade ambiental.

Uma espécie bioindicadora é aquela que pode ser relacionadas com determinadas condições do meio ambiente onde ocorrem. Algumas espécies são típicas de áreas urbanas, outras ocorrem apenas em áreas florestadas, algumas espécies suportam mais a presença humana e outras não toleram a interação com pessoas.

Podemos utilizar esse conhecimento para termos ideia de como está a conservação do meio ambiente que estamos inseridos. Podemos dividir as aves como tolerantes à presença humana e às suas ações, o que muitas vezes acaba beneficiando essas espécies tolerantes e pouco exigentes em condições ambientais. Podemos citar as espécies como quero-quero (Vanellus chilensis), sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), pomba-doméstica (Columba livia), pardal (Passer domesticus) com espécies pouco exigentes em condições ambientais e que se beneficiam da ação humana, sendo facilmente encontradas em áreas degradadas e cidades.

Entretanto, elencar outras espécies mais exigentes quanto à qualidade ambiental e não serem tolerantes a grandes impactos no seu habitat natural. Considerando a dimensão continental do Brasil, listamos algumas espécies de aves que indicam a boa qualidade ambiental do local onde vivem, disponibilidade recursos, abrigo, alimento e que podem ser facilmente reconhecidas:

  • Ema (Rhea americana) – a maior espécie de ave do Brasil, possui grande distribuição no país e ocorre em campos e cerrados, não tolera a presença humana e é uma das primeiras espécies a desaparecer com o aumento da população.

  • Marreca-cabocla / asa-branca (Dendrocygna autumnalis) – espécie de marreca que ocorre em todo o país, costuma viver em grandes bandos e pode ser vista até mesmo em parques urbanos.

  • Jacuaçu (Penelope obscura) – espécie muito comum no Sul e Sudeste, pode ser encontrada em bordas e mata e alimenta-se principalmente de frutos 

  • Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) – uma das espécies mais bonitas da fauna brasileira com penas coloridas e bico verde-amarelado. Vive em florestas da Mata Atlântica e é um grande dispersor de frutas e sementes.

  • Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) – costuma viver em bandos ou em casais, é encontrado no Brasil inteiro e sofre com a perda de habitat e com o contrabando para ser criado como animal de estimação.

  • Surucuá-variado (Trogon surrucura) – é uma ave extremamente colorida e alimenta-se de insetos e frutos. Pode ser encontrado em florestas e parques urbanos bem conservados. É uma das primeiras espécies a desaparecer em casos de degradação da floresta.

  • Urubu-rei (Sarcoramphus papa) – o maior dos urubus brasileiros, é totalmente branco, o que facilita sua identificação. Nunca é visto em áreas urbanas, pode ser visto voando alto com outros urubus e ocorre em campos, floretas e montanhas.

 

As aves e espécies bioindicadoras nos indicam a qualidade ambiental de um determinado local, mas a sua simples presença não é garantia de que não sofrem preções. Além da presença, é necessário avaliar o tamanho das populações, se essas aves são abundantes em uma área, isso é um bom indicativo de preservação ambiental, pouca pressão por caça e bom acesso a recursos.

 

Referências:

Saiba o que são espécies indicadoras e para que elas servem - eCycle

Aves urbanas como indicadores de Qualidade Ambiental (minasbioconsultoria.com)

Uso de aves como biomonitores e bioindicadores da qualidade ambiental em ambientes naturais e antropizados do Cerrado | Programa de Pós-graduação (ufu.br)

AvesBiomonitorasQualidade.pdf (ufu.br)

Pássaros urbanos: bioindicadores da qualidade ambiental — Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br)

CBRO – Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos

livro_vermelho_2018_vol3.pdf (www.gov.br)

Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil

 

QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!